Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Festa de S. Tiago de Rande no horizonte...


Neste fim de semana último de Julho tem lugar no calendário local  mais uma realização da tradicional festa paroquial de Rande, em honra do Padroeiro S. Tiago Maior. Com início já esta sexta-feira, no próprio dia litúrgico dedicado ao Apóstolo evangelizador da Ibéria, segundo a convenção dos tempos sepultado na mesma Pensínsula Ibérica, em Compostela. Para cujo local convergiram ao longo dos séculos itinerários de peregrinação, tendo um dos percursos historicamente tido passagem em Rande, nesta parte sul do concelho de Felgueiras.

Em tal época especial dos produtos da terra, como agora, costuma-se dizer que São Tiago pinta o bago. Daí que o andor do mesmo Orago da paróquia, que sai na procissão solene, costume ser engalanado com um pé de milho e um cacho de uvas, em sinal da primazia temporal das colheitas.

À chegada de tão querida festividade da paróquia de Rande, que se prolonga por sábado e domingo, ainda, vislumbramos o ambiente festivo com uma panorâmica noturna da iluminação, através de duas captações fotográficas à distância, com vistas algures desde o centro da Longra...


... e recordamos o livro que há alguns anos, mais precisamente no ano 2000, escrevemos sobre a mesma festividade anual.

- «Evocações da Festa Paroquial de S. Tiago de Rande» (Julho de 2000 - de promoção à festa desse ano, por solicitação da respectiva comissão organizadora, traçando panorâmica das festas antigas.)

ARMANDO PINTO