Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Felgueiras festejou publicamente a vitória da equipa felgueirense e portista W52-FC Porto na Volta a Portugal em bicicleta / 2001

  

No final da tarde e pela noite do domingo 15 de agosto houve festa azul e branca também em Felgueiras, graças ao saboroso triunfo de Amaro Antunes e toda a equipa W52-FC Porto na oficial 82ª Volta a Portugal. A Grandíssima Portuguesa de 2021.

Depois das emoções vistas desde Viseu, à noite houve receção em Felgueiras, concelho do interior do distrito do Porto. Onde, nos Paços do Concelho de Felgueiras, foi publicamente assinalada a grande vitória da equipa W52-FC Porto, festejada então no concelho em que tem sede social e de onde são oriundos e laboram seus principais patrocinadores desta equipa felgueirense e portista campeã de Portugal!  

Em boa e nobre atitude do Executivo Municipal liderado pelo atual Presidente Nuno Fonseca, a que se associaram muitos munícipes felgueirenses que gostaram dessa ocorrência. 

Também lá estive, como não podia faltar! (Cuja presença aparece registada nestas fotos das páginas informáticas da Rádio Felgueiras e do Semanário de Felgueiras)

Tendo Felgueiras gratas tradições no ciclismo nacional, como aliás está expresso no livro "Ciclistas de Felgueiras", editado por iniciativa do autor (cuja publicação ocorrida no sábado 7 de março de 2020, na Biblioteca Municipal de Felgueiras, resultou então no último ato publico felgueirense antes das restrições do confinamento  derivado da pandemia Covid), houve mais uma vez  razão de manter essa tradicional ligação, desta feita pela grande vitória da equipa de ciclismo que está sediada em Várzea  onde, após a saída do autocarro e caravana dos ciclistas e seus acompanhantes do centro da cidade de Felgueiras, se desenrolou depois grande manifestação popular de regozijo, até por fim ter tido lugar na Refontoura um jantar de confraternização dos vencedores e seus familiares, no restaurante Caffé-Caffé, do amigo Vitor Carvalho (de cuja página do facebook se partilham as fotos correspondentes).

Uma vitória, esta, que é mesmo especial, no acerto das edições da Grandíssima Volta Portuguesa, sabendo-se que além das 82 edições numeradas, houve mais, como especialmente ainda há um ano a chamada Especial, por ter sido somente organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e não pela empresa concessionária, devido à pandemia Covid. E o final foi emotivo por toda a envolvência, mediante as dificuldades lutadoras das equipas adversárias da mais forte equipa, que mesmo assim soube vencer. Sem haver atenuantes para a queda no contrarrelógio do segundo classificado, visto (apesar de estar a ser escamoteado da visão pública na comunicação regimental) no mesmo contrarrelógio final o Amaro ter sido vítima de um adepto “contrário” que o tentou amedrontar e quiçá tentar derrubar, colocando-se de supetão à sua frente na respetiva passagem… além de na véspera também ele, o Amaro Antunes, ter tido azar no percalço que o retirou na disputa da arrancada final da etapa do Monte Farinha.

Mas o que é bom é mesmo melhor, e o FC Porto mais uma vez deu essa grande alegria aos portistas como o autor destas linhas. Sim, a mim também que, após as emoções em casa diante do computador e por fim do televisor, estive depois à noite na receção, em Felgueiras, na sede de concelho da terra do “sponsor special” sr. Adriano Quintanilha, e já agora também do autor destas linhas e possivelmente até autor de alguma publicação também especial sobre ele…

Pois o que conta é mesmo isso, por mais que custe a quem desejava o contrário. Nomeadamente àqueles que esquecem quando Benfica e Sporting andaram associados a empresas e tiveram sedes das suas equipas de ciclismo nas localidades dessas empresas, andando agora com esfarrapados pretextos. Sendo de bradar até que um clube que tem uma roda de bicicleta no seu emblema não tenha atualmente ciclismo e o outro que se gaba de rei da selva não ser capaz de reinar no desporto que passa pelos sítios de toda a gente…!

Assim sendo, neste espaço de memorização felgueirista, regista-se a receção acontecida na noite de domingo na Câmara Municipal de Felgueiras e partes das reportagens dos jornais O Jogo e Jornal de Notícias da segunda-feira seguinte - mesmo sem os autores dos títulos e dos textos não conseguirem disfarçar certa azia... que até satisfaz mais quem está satisfeito!

- Do Jornal de Notícias:

(... nesta lista há um engano: em 1983 o Marco Chagas já não  correu pelo FC Porto, mas então sim pela nova e episódica equipa da Mako Jeans - cuja formação, criada através de fuga de ciclistas do FCP para essa nova equipa, com a época já a começar, originou depois o afastamento do ciclismo por parte do FC Porto, durante largo tempo).  

- Do jornal O Jogo:

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))