Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Halloween caseiro…


À chegada do anoitecer deste dia agora chamado das bruxas, no revivalismo importado duma tradição anglo-saxónica, fica colocada à porta de casa a useira abóbora esburacada, como que a entrar no espírito da quadra do moderno “ Halloween”. Sem ser por aderência à moda vinda de filmes estrangeiros, mas por cá em casa haver crianças, e tendo netos o que interessa é fazê-los ter momentos alegres e convivência feliz.

Da alusão domiciliária sobre o caso, são as imagens a registar a decoração feita aqui pelo autor destas linhas, para os netos que estão por cá, assim como com pensamento no que está mais longe, mas sempre presente.


Claro que a tradição portuguesa era diferente até tempos recentes. Embora por aqui, na zona felgueirense e mesmo do Douro Litoral, não houvesse o costume do chamado pão dos pobres, de que se ouve falar de outras regiões; e especialmente pela área sul do concelho  de Felgueiras, pelo menos, já havia a tradição das abóboras, a que popularmente se chamava botefas. Como também já ficou descrito, por exemplo, em artigo (que se pode rever clicando) sobre  as 


e noutro


Armando Pinto