Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Felgueiras homenageou os Vencedores da Volta a Portugal em Bicicleta de 2020 - Receção na Câmara Municipal à Equipa W52-FCPorto


Com grande honra e alegria estive presente à receção aos campeões do ciclismo português, na cidade de Felgueiras. Em cerimónia realizada no espaço nobre dos Paços do Concelho, no salão maior da Câmara Municipal de Felgueiras, em honra dos grandes triunfadores da Volta a Portugal. Cuja equipa tem sede em Felgueiras, sendo felgueirense o dono da equipa, como patrocinador principal, sr. Adriano Teixeira de Sousa Quintanilha, e além da W52, parceira do FC Porto nesta realidade do desporto das bicicletas, também são felgueirenses algumas das outras empresas patrocinadoras da equipa.



Ali, no salão das sessões municipais, os ciclistas, mais equipa técnica e dirigentes do W52-FC Porto foram recebidos e homenageados na Câmara de Felgueiras. Tendo, logo à entrada dos Paços do concelho, apesar da chuva, os campeões que venceram a Volta a Portugal, sido esperados efusivamente por dezenas de felgueirenses, à sua chegada da viagem de Lisboa até à terra do pão de ló e calçado. Em plena noite da vitória.

 O presidente da Câmara, Nuno Fonseca, acompanhado por outros autarcas, entregou medalhas e outras lembranças aos heróis da edição 2020 da Volta a Portugal e lembrou a ligação que esta equipa tem a Felgueiras.

Entretanto, enquanto o líder da equipa, o felgueirense Adriano Quintanilha agradeceu o gesto da autarquia, foram também os vencedores obsequiados com a bandeira municipal de Felgueiras, para levarem para o FC Porto uma bandeira do concelho. 

(Aqui estava eu a fotografar com o telemóvel... mas as fotos ptofissionais ficaram melhor patra este efeito)


Tendo a equipa, vencedora coletiva da Volta Portuguesa, em gesto através do vencedor individual Amaro Antunes, retribuído com oferta duma camisola amarela autografada pelos ciclistas, em simbólica recordação que deixaram na Câmara Municipal.



No final, os ciclistas e staff da equipa foram à varanda dos Paços do Concelho, mostrar a taça da Volta ao público que não arredou pé e vitoriou os ciclistas à reentrada no autocarro da equipa. 

Acabaram depois os campeões, por fim, a rumarem a um restaurante de Felgueiras, indo ao Caffé-Caffé do amigo Vítor Carvalho, na Refontoura, para comemorarem finalmente e, como bem mereceram, se acomodarem melhor com a boa gastronomia regional felgueirense.

* FOTOS: algumas  de Armindo Mendes, da edição On-Line do Expresso de Felgueiras; outras da página oficial da Câmara Municipal de Felgueiras; e uma de telemóvel do próprio autor destas linhas.

Armando Pinto