Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 21 de novembro de 2020

Falecimento do Dr. José de Barros

 

Faleceu o Dr. José de Barros, antigo notário, presidente da Câmara, vereador municipal e figura pública da vida da antiga vila e atual cidade de Felgueiras. Notícia chegada ao conhecimento público na tarde de sexta-feira, com natural consternação. Sendo que notícias destas colhem a comunidade de surpresa, mesmo que, como no caso, contasse já uma idade bonita, como se diz popularmente – contando 89 anos de vida. Acrescido do facto de ser personagem detentor de apreço.

Advogado e antigo presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, José de Barros era conhecido causídico da cidade, ex-Notário e assessor jurídico da Câmara de Felgueiras, sendo ainda presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros de Felgueiras.

~~~~ *** ~~~~ 

Quando se soube que ia ser o novo presidente do Município de Felgueiras, O Jornal de Felgueiras deu nota do facto em sua edição de 9 de novembro de 1968:

Natural da freguesia de Ribeiros, do concelho de Fafe, o Dr. José de Barros veio para Felgueiras em 1962 como Notário e em Felgueiras ficou para sempre. Foi Presidente da CMF de finais de 1968 até à primavera de 1971.

Tomou posse em dezembro de 1968, como ficou reportado n' O Jornal de Felgueiras de 7 desse mês:

Ao seu ato de posse esteve presente o então Governador Civil do Distrito do Porto, Dr. Jorge da Fonseca Jorge (que na imagem seguinte se vê do lado esquerdo a aplaudir, estando do outro lado o antecessor na Câmara Dr. José Dias de Sousa Ribeiro e o pároco de Margaride Padre Urbano de Castro, popularmente conhecido por “Padre 90”):

A sua presidência municipal de início revestiu-se de interessantes novidades, por ter enveredado por um género de presidência aberta com visitas oficiais a todas as freguesias, no sentido de conhecer as realidades locais. Cujo périplo concelhio teve em cada freguesia autênticas receções entusiásticas, em esperanças que advinham também de certo ambiente de abertura da primavera marcelista prometedora, como ao tempo pairou.

Disso mesmo ficou registado nos jornais felgueirenses desse tempo algo de tais ocorrências, como se recorda por recortes d’ O Jornal de Felgueiras e do Notícias de Felgueiras.

Mais tarde, ainda foi candidato à Presidência da Câmara Municipal de Felgueiras em 1982, tendo sido eleito Vereador, cargo que exerceu de 1983 a 1985.

Como cidadão do ambiente urbano felgueirense era famoso pelo seu humor apurado e durante muito tempo frequentador de locais de convivência pública. Antes ainda do 25 de abril de 1974, e também depois, fazia parte de popular tertúlia que tinha mesa usual no Café Jardim, a conhecida mesa dos doutores (embora nem todos o fossem), contando advogados, médicos e amigos. Sendo esse grupo muito apreciado por sua boa disposição, mais também por conversas públicas de jeito que muitos dos outros fregueses gostavam de ouvir…

Será sempre recordado, como pessoa simpática e atenta a tudo o que era coisa pública.

Atualmente tinha residência em São Paio de Vizela e fica sepultado no cemitério de Varziela, em Felgueiras.

Descanse em paz.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))