Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Agostinho Ribeiro: Futebolista Internacional Felgueirense

Agostinho Ribeiro é nome histórico em Felgueiras. Mas no caso não se trata do eterno Agostinho Ribeiro, personalidade dos tempos de transição dos séculos XIX e XX,  que dá nome ao Hospital de Felgueiras e é também nome duma rua da cidade sede do concelho, como grandioso benemérito da Misericórdia de Felgueiras e diversas mais instituições felgueirenses. Sendo desta feita um outro, no caso dum felgueirense mais recente, o qual se distinguiu mais no desporto de alta competição.

Agostinho Pereira Ribeiro, natural e residente da Lixa, do concelho de Felgueiras, foi um futebolista que se salientou como defesa de diversas equipas de bom nível do Campeonato Nacional da então 1ª Divisão, durante várias épocas da década dos anos 60. Tendo naturalmente começado no Futebol Clube da Lixa, seguindo depois por Boavista e Salgueiros, ao tempo nas divisões secundárias, de onde passou ao Leixões, da 1ª Divisão. Continuando de seguida por jogar no Belenenses, até ter terminado no Sporting de Braga.

Ora, enquanto jogador do Leixões, Agostinho Ribeiro foi chamado a representar a Seleção do Porto, representativa da Associação de Futebol do Porto, em jogos inter-associações.

Dessa participação na Seleção da AFP ficou Agostinho Ribeiro da Lixa perpetuado em pose de conjunto, referente a jogo disputado no Estádio das Antas em Março de 1964.

Na foto: Em cima, da esquerda para a direita - Otto Glória (treinador FC Porto e da seleção, ao tempo), Rosas (Leixões-guarda-redes suplente), Joaquim Jorge (FC Porto), Agostinho Ribeiro (Leixões), João Almeida (FC Porto), Fernando Oliveira (Varzim), Paula (FC Porto), Sidónio (Varzim), Azumir (FC Porto), Rui (FC Porto-guarda-redes titular) e Joaquim Lopes (massagista do FC Porto e da seleção); em baixo, pela mesma ordem – Nóbrega (FC Porto), Wagner (Leixões), Rolando (FC Porto), Jaime (FC Porto), Cláudio (Salgueiros) e Esteves (Leixões). Sendo de notar que os que têm o equipamento com emblema foram os da equipa inicial e os outros suplentes de reserva (pois ao tempo ainda não havia substituições durante os jogos, apenas de guarda-redes em caso de lesão do efetivo). A título de curiosidade e explicação, nessa seleção portuense não chegaram a jogar, por motivos oficiais (estando em treinos da Seleção Nacional A), o guarda-redes Américo, o defesa Festa e o polivalente Custódio Pinto, que eram então os mais destacados valores do FC Porto.

Entretanto, estando em tempo de serviço militar, Ribeiro foi selecionado a representar Portugal pela Seleção Nacional Militar em jogos contra outras seleções de nações da NATO, no Torneio Internacional Militar. Tendo feito parte da Equipa das Quinas que (conforme a foto junta) englobava valores como Eusébio e Simões (do Benfica), Rui, Custódio Pinto e Nóbrega (do FC Porto), Pedro Gomes e José Carlos (do Sporting), Jaime Graça (do Setúbal), etc.

Também chegou a jogar pelas Seleções de Esperanças e B de Portugal. Tendo inclusive sido suplente da Seleção A em 3 jogos. Ao longo de passagem pelos clubes seguintes de sua carreira.

Sendo Agostinho Ribeiro um defesa central que se impunha em campo, além de sua alta estatura, foi-lhe reconhecido valor para altos voos, tendo rumado ao Belenenses, quando o clube do Restelo era considerado o quarto grande de Portugal.

Terminou a carreira depois em Braga, havendo no Sporting de Braga jogado na Taça das Cidades com Feira (antecessora da Taça UEFA e Liga Europa) e na cidade dos arcebispos ficado com fama de ter sido um dos melhores defesas que passou pelo clube arsenalista do Minho.  

Após ter largado as chuteiras com que pisou relvados do futebol português, ainda voltou aos campos pelados como treinador-jogador no Lixa (em tempo que apenas clubes da 1ª Divisão nacional, e nem todos, tinham relva nos terrenos de jogo). Por fim dedicou-se ao desporto amador de Tiro, em cuja modalidade também se distinguiu, havendo participado em torneios importantes com significativos resultados, sobressaindo um seu 3º lugar no Europeu da especialidade. Tudo numa interessante carreira desportiva demonstrada por trofeus e outras recordações de seu pecúlio.

Como ilustração junta-se visualização duma entrevista publicada no livro oficial da festa das Senhora das Vitórias do ano 2000, sob título “CIDADE LIXA DE ONTÉM E DE HOJE – 2000 – NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS”.

E ainda do mesmo livro das Vitórias, junta-se para aqui algo de amostra dumas páginas também com uma crónica, do autor destas linhas, sobre "Pergaminhos desportivos felgueirenses" – contendo já em 2000 alguns destes mesmos dados referentes ao desportista internacional felgueirense Agostinho Ribeiro.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))