Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 6 de março de 2022

Temas de outrora e de vez em quando: Felgueiras em “Norte Revista” de 1983…

 

Tal como hoje é algo raro já o conhecimento e posse da antiga revista “Terras de Portugal”, em que Felgueiras teve lugar com interessante reportagem em 1963, também assim acontece com outra publicação do género publicada vinte anos depois e na qual Felgueiras também teve direito a divulgação importante, como foi o caso da “Norte Revista”.

Com efeito, assim como ainda durante os românticos anos 60 houve aquela revista icónica da época, sobre “Terras de Portugal” conforme seu nome e alinhamento, entre publicações que marcaram esses tempos; volvidos anos em 1983 apareceu uma outra, a “Norte revista”, até de maior formato e mais cingida ao Norte do país, ainda a registar a evolução das terras nortenhas. Descrevendo genericamente os concelhos e também enfatizando as cabeças de concelho, mais as vilas de cada qual, como à época eram ainda os dois centros urbanos do território felgueirense. Sendo que assim e então, em 1983 Felgueiras teve a honra de fazer parte do seu 1º número, junto com a Maia (além de outros assuntos e temas diversos, sem relação aos dois concelhos visados), nessa mesma revista – conforme destaque na capa e desenvolvimento no interior, que aqui se relembra e reproduz.

Pois então Felgueiras teve lugar de destaque nessa revista, através de diversos motes. Ficando nessas páginas registada a situação local nessa era dos idílicos tempos da década de oitenta, do século XX – como se pode ver por captação fotográfica de algumas páginas dessa revista, integrante da coleção do autor destas lembranças.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))