Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 15 de novembro de 2020

Lembrando Américo Martins, fundador da grande Metalúrgica da Longra - entre lembranças de vez em quando...

Da página de facebook do Município de Felgueiras:

SABER 📜 | Sabia que... em 1920, Américo Teixeira Martins, oficializou a sociedade Martins & Irmão dando origem, no futuro, à fundação da Metalúrgica da Longra?

Fonte: O Notícias de Felgueiras, 21 de Abril de 1979, acessível na Biblioteca Municipal de Felgueiras.

~~~ *** ~~~

Esse foi realmente o primeiro passo para a seguinte firma industrial criada em 1922, com um outro passo mais decisivo em 1924, até seguintes fases da mesma empresa.

A propósito... a ocasião propicia mesmo um rememorar evocativo da figura do senhor Américo Teixeira Martins, através de um artigo escrito também no Notícias de Felgueiras na aproximação da passagem de seu centenário. 


Observação / explicação: Foram riscados e colocados alguns cortes e correções no artigo, em anotações pessoais posteriores à publicação, já no artigo (neste caso), por terem sido gralhas de impressão surgidas na tipografia.

Ao tempo o artigo era escrito à máquina (antigas máquinas mecânicas de escrever), e enviado assim datilografado. Depois na tipografia do jornal aquilo era copiado e colocado em letras através das quais faziam a composição manual, ou seja, a colocação dos tipos lado a lado para formar os textos, seguindo-se a impressão mecanizada. Acontecendo por vezes trocas de letras e mesmo de partes de uns textos para outros. Como era então ainda na tipografia do Notícias de Felgueiras, sita no edifício por trás dos Paços do Concelho…

Explicação necessária agora que tudo é diferente, como se sabe, com os meios informáticos.

~~~ ***** ~~~

Imagens - Publicação comemorativa (em forma de pequeno livro e revista de luxo), aquando de homenagem prestada em 1958 ao fundador da MIT / Metalúrgica da Longra. Mais uma fotografia de conjunto do pessoal da fábrica, de imagem do interior da revista:



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))