Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 1 de maio de 2021

Efeméride da Fundação do Futebol Clube da Longra

O 1.º de Maio é data fora do normal em diversos aspetos, desde há muito, perante a diversidade atrativa que desperta em vários sentidos, conforme os gostos e lembranças. Desde sócio-politicamente ser dia do trabalhador, até aos naturais aniversários que se completam neste mesmo dia, também dedicado pela Igreja a São José. Sendo uma das efemérides do dia, no que respeita à memorização local e regional, o caso de também ser do aniversário da fundação do antigo clube de futebol da Longra.  

Ora, ainda que neste caso se não possa somar anos de vida e como tal não ser de considerar aniversário atual, visto o clube em apreço haver deixado de ter atividade há muitos anos já, é contudo data de aniversário da sua criação, que apraz lembrar aqui e agora.

Faz pois agora anos que, a 1 de maio de 1969, nasceu o Futebol Clube da Longra. Numa história que, além do que perdura na memória ainda de muita gente, está também contada no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras””, da página 669 à 684. Sendo como tal desnecessário alongar agora alguma narração de registo.

Assim sendo, apenas para assinalar o facto e preservar mais sua memória, baliza-se a ocorrência na distinção do respetivo percurso. Registando algo do seu historial através de imagens, desde gravuras digitalizadas do referido livro (porque as fotos originais que foram cedidas por empréstimo, aquando da edição, foram depois naturalmente devolvidas aos donos), passando por recortes jornalísticos e outra documentação do que foi e está guardado pessoalmente, mais fotos de arquivo pessoal.  E também algumas recordações, do que foi possível obter por interesse pessoal ao longo dos anos.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))