Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Opinião Pública - Inquérito do SF e Reportagens no SF e EF, sobre a Junção das Freguesias da área da Vila da Longra


A Longra está prestes a completar 10 anos na condição de vila, com que foi distinguida a antiga povoação de seu nome, enquanto cabeça da área que ganhou ser primordial por via da indústria metalo-mecânica, da ferraria e serrelharia da génese do progresso derivado da metalurgia. Resultando haver afinidades assim interligadas na zona, que teve apogeu social na famosa Mit / Metalúrgica da Longra, iniciada no Largo da Longra, com a conhecida popularmente por fábrica velha, e continuada com a chamada fábrica nova, à reta da Arrancada, dentro dos limites de Rande mas na fronteira com a Pedreira.
Na aproximação à fase decisiva sobre a oficialização da lei da Reorganização Administrativa, com especial enfoque na Agregação de Freguesias, o Semanário de Felgueiras  procurou auscultar a chamada opinião pública, sobre o caso. Depois de ter efetuado já inquéritos sobre a mega freguesia em torno de Margaride, e das que vão pertencer à Lixa, desta feita  houve oportunidade de fazer incidir atenções sobre a Junção de freguesias da área da vila da Longra, por ocasião da próxima  passagem do 10º aniversário da respetiva elevação a vila.
Havendo também o autor deste blogue, no caso, sido abordado e participado, então não no papel de colaborador do mesmo semanário, mas na qualidade de munícipe e habitante da referida zona geográfica; transmite-se as ideias e opiniões manifestadas pelo painel das pessoas ouvidas – conforme tal questionário, inserto na página 4 do SF de sexta-feira 28 de Junho de 2013:



( Clicar sobre o recorte digitalizado, para ampliar ) 


Na atualidade da questão, o mesmo jornal concelhio Semanário de Felgueiras dedicou ao tema uma pequena reportagem numa das páginas centrais...



... E o jornal mensal Expresso de Felgueiras, na página 7 da edição deste mês, deu também espaço de opinião relativamente ao mesmo caso, através de entrevistas aos presidentes das Juntas de Freguesia da área, que aceitaram o repto de mostrar seu posicionamento quanto ao assunto.



=== Clicar sobre as digitalizações, para ampliar ===

Armando Pinto