Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Um Padre Vicentino natural de Longra-Rande entre os primeiros da Escola Apostólica de Jugueiros

A propósito da evocação sobre o primeiro Seminário de formação da Ordem Vicentina em terras de Felgueiras, referente à crónica publicada no Semanário de Felgueiras de sexta-feira 4 deste mês de dezembro e artigo partilhado neste espaço, há a acrescentar, agora para atenção daqui, entre mais curiosidades, que um dos primeiros alunos daquela mesma Escola Apostólica de Jugueiros era da Longra. Tendo esse mesmo sido um dos que dessa primeira formação vicentina chegaram a padres.

Esse mesmo antigo Seminarista e depois Padre João Dias de Azevedo é pois um dos primeiros formandos Vicentinos, que foram imortalizados na fotografia que se publicou, através do que está impresso no boletim Mensageiro de S. Vicente de Paulo, edição de janeiro de 1949.

Trata-se do Padre João Das de Azevedo, de família que tinha casa na Longra, onde hoje é a Rua da Figueira. Do qual consta sua biografia no Boletim Mensageiro de S. Vicente de Paulo, em seus números 42 e 59, conforme anotação do falecido Padre Horácio no seu livro “85 Anos 1932-2017  Padres Vicentinos em Pombeiro”.

Ora, desse conterrâneo Padre Azevedo, referido também no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997, se recorda o facto de ter sido ordenado em 1939 e celebrado sua Missa Nova em Rande em Agosto do mesmo ano, com gravuras do “santinho” de sua ordenação ocorrida no Porto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Crónica sobre Curiosidades relativas a Jugueiros no Semanário de Felgueiras

= Quinta-feira 10-12-2020 =

Estando presentemente o jornal Semanário de Felgueiras a dedicar parte de uma sua edição, de vez em quando e à vez a uma realidade felgueirense, em ronda sobre as freguesias da atual organização territorial do concelho, e sendo o número da passada sexta-feira, 04 de dezembro, dedicado à freguesia de Jugueiros, foi também nesse âmbito a mais recente crónica do autor deste blogue, escrita em atenção à mesma freguesia. 

Desse artigo, e porque com os atrasos dos correios (além de ter havido um feriado pelo meio) só na quarta-feira aqui chegou a casa o mesmo jornal, anota-se agora o registo do mesmo:


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))