Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Evocação da 1ª ligação por ar de Portugal à Índia, em Novembro de 1930… pelo felgueirense Francisco Sarmento Pimentel ! == 1 ==

Perfaz em Novembro já noventa anos que um felgueirense fez essa grande façanha de ter sido o piloto-aviador da autoria da 1ª Travessia Aérea Portugal-índia. 

Voo esse que foi da iniciativa do felgueirense Francisco Sarmento Pimentel, ao tempo com a patente de Tenente, sendo acompanhado na navegação pelo seu amigo Capitão Moreira Cardoso (embora oficialmente constando primeiro o navegador nos relatos e indicações, atendendo à hierarquia militar, porém o avião foi pilotado por Francsco Pimentel).

Tendo esse facto e sua epopeia tido lugar de relevo, com espaço bastante, entre o material do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras, publicado em 1997, vamos aqui recordar alguns factos do mesmo acontecimento, agora na oportunidade da passagem do 90º aniversário dessa histórica 1ª Travessia Aérea Portugal-índia. Dando a recordar algumas passagens, através de notícias da imprensa da época, relatando os passos sucessivos. Por meio de recortes jornalísticos durante anos conseguidos para o acervo da pesquisa atinente à elaboração desse trabalho.

Assim começa-se por respigos de dias antecedentes...

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens ))))