Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

S. Tiago – Padroeiro de Rande, Apóstolo da Península e Patrono Mata-mouros”…


É a paróquia de S. Tiago de Rande, neste recanto do concelho de Felgueiras, uma comunidade sob invocação do apóstolo S. Tiago, em sinal do patronato originado na ligação de ter sido terra de passagem no itinerário do Caminho de Santiago usual pela região, inclusive como ponto de paragem até (devido à fonte de S. Tiago, que estava assinalada nos roteiros da época, onde com as vieiras típicas – conchas - os romeiros matavam a sede no local). Bem como mais ao norte, no concelho de Felgueiras, também ficou como padroeiro de Pinheiro e Sendim, precisamente como pólo de afluência de outro itinerário nas redondezas. 

Na prece acostumada dos fiéis (metendo um pouco de história memorial), conta-se a paga de promessas, os ex-votos, das chamadas esmolas deixadas junto ao andor do Padroeiro, em dia de festa, a que depois havia correspondência no recebimento do “Registo da romaria”, uma pagela com a gravura do santo. Como serve de exemplo uma imagem anexa (a encimar aqui o artigo), do facto ultimamente em revitalização.


Ora, atendendo a toda essa envolvência, e como especial característica identificativa da paróquia, relembra-se o que escrevemos há uns anos bons (sobre o “Orago S. Tiago”), num pequeno livro, intitulado «Freguesia de Rande (S. Tiago) e Povoação da Longra», publicado em Março de 1996, numa edição patrocinada pela Junta de Freguesia de Rande, a reverter para verbas destinadas a obras da igreja, nesse tempo. Em cujo acto tivemos então participação, nesse caso, na co-autoria desse pequeno livro, em género de mini-colectânea abarcando temas diversos da freguesia de Rande. Serve ainda o mote, na oportunidade, para recordar que S. Tiago chegou a ser o Patrono da Península Ibérica e depois foi tido como Padroeiro de Espanha, e como tal conhecido por S. Tiago Mata-mouros, pela proteção aos cristãos nas lutas contra os mouros, durante a Reconquista cristã.


Armando Pinto 

»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««