Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A propósito dos 23 anos de Pároco do Padre Manuel Ferreira… Lembranças da passagem comemorativa – em 2011 – dos 10 anos da sua Paroquialidade em Rande e Sernande!

Na sequência da reportagem evocativa da comemoração dos 23 anos de Pároco do Padre Manuel e sua paroquialidade em Rande e Sernande, vem a propósito relembrar a comemoração feita aquando da passagem dos primeiros 10 anos dessa mesma realidade. Servindo o tema a preceito para relembrar ainda mais como foi o acontecimento de 2001, pela remembrança de 2011.

Assim, em jeito de rememoração, relembre-se que no Boletim Paroquial de Rande, em seu n.º 7, foi logo no final de 2010 feita referência a essa efeméride.

Depois, na própria data, em plena noite da sexta-feira 7 de janeiro de 2011, foi na igreja paroquial de Rande celebrada missa solene de ação de graças, numa espécie de Te Deum comemorativo. Em cuja celebração, no final, foi lida uma mensagem alusiva, na voz de uma das leitoras habituais, ao tempo (cujo original do texto foi guardado pelo autor do mesmo, também). 

E, por fim, em remate apoteótico, foram cantados os Parabéns, antes de ter sido distribuída uma pagela comemorativa, entregue pelo próprio Padre Manuel na final sessão de felicitações.

= Dois lados da pagela comemorativa =

Dias depois a ocorrência, em apreço, foi noticiada ainda no jornal "Voz Portucalense", da diocese do Porto.

Tudo isto faz parte da memória local, vindo a propósito lembrar na pertinência dos 23 anos de Sacerdote e extensivamente de Pároco do Padre Manuel Ferreira, na evocação aniversária da sua Paroquialidade em S. Tiago Maior de Rande e S. João Batista de Sernande !

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))