Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Recordação dum antigo blogue (“Vila da Longra”): Memórias escritas do Historial da Junta de Freguesia de Rande e eleições históricas de tempos idos…

Recordando o que foi escrito e publicado no antigo blogue “Vila da Longra” em 2009, já lá vão uns anos, com muitas ocorrências de permeio e posteriormente, como se sabe e pode verificar… apraz agora relembrar o que até então constava do historial da instituição – muito antes de ter havido a união de freguesias permitida no tempo da que foi última gerência da Junta de Freguesia de Rande, pela anuência à "Lei Relvas" discutida e levada à prática em 2012 / 2013, como se sabe também (e "coisa" obviamente aprovada pelo executivo da Câmara Municipal dessa época e membros da Assembleia Municipal também desse tempo).

O blogue "Vila da Longra", que era dum elemento da Junta de Freguesia desse tempo (criado e gerido por esse amigo conterrâneo, como foi do conhecimento público), mas no qual colaboravam outras pessoas, teve ao tempo a virtude de puxar por algumas sensibilidades. Enquanto depois de ter desaparecido do mapa (ou seja, a partir que deixou de ser atualizado com novas publicações), muita coisa foi ficando no esquecimento, até terem deixado que houvesse o silêncio de que resultou a anexação da freguesia noutras vizinhas, como é do conhecimento geral.  

Algo que ao tempo do artigo que agora se recorda ainda não estava definido. Tendo sido apenas relembrado o que era da história passada até essa época. E, assim, se recorda, como foi publicado (e ao tempo foi impresso particularmente pelo autor destas linhas, para memória futura, como se pode fazer de tudo o que é publicado). Sem esquecer que da eleição de 2009 ficou o Executivo da Junta de Rande que teve em mãos a última gerência da freguesia independente. 

Eis então o que se pode rever, até 2009 – recorde-se:

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens / páginas digitalizadas )))