Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Em 1928 Felgueiras era referência no ciclismo (com a realização do "Porto-Felgueiras-Porto", ganho por Manuel Nunes de Abreu, do FC Porto)!

 

Pode perder-se na poeira da memória dos tempos, mas há provas escritas de efetivamente em 1928 ter havido uma corrida com percurso do Porto até Felgueiras, retornando ao Porto. Cujo itinerário se alongou pelas estradas daquele tempo ao longo de 117 quilómetros, que foram então percorridos pelos ciclistas em cinco horas e tal. Havendo ao tempo duas categorias de corredores, Fortes e Fracos. Saindo então vencedor o “Forte” Manuel Nunes de Abreu, do FC Porto.

A notícia dessa realização também já por algumas vezes havia sido entretanto referida pelo autor destas linhas em diversas publicações, porque estava referenciada num dos volumes da “História do Futebol Clube do Porto”, por Rodrigues Teles (nos anos 1950), e também numa das pequenas revistas das Seleções Desportivas (de 1978) sob título “A Vida do Grande Clube Nortenho”, em textos de Luís César. Aumentando a informação com a chegada de imagens duma publicação dessa era, do “Almanaque de Sports 1929”, contendo dados desportivos do ano de 1928 – cujo original faz parte da coleção do amigo Paulo Jorge Oliveira, do Porto, através do qual chegou o respetivo conhecimento com o envio das mesmas imagens.

Foi então vencedor dessa grande prova o ciclista portuense Manuel Nunes de Abreu, a correr pelo F C Porto, o qual em 1927 ficara em 2º lugar na Iª Volta a Portugal. Ocasião em que foi fotografado junto com os 1º e 3º classificados da Grandíssima Portuguesa, conforme a imagem que chegou à posteridade.

O “Almanaque de Sports” em 1929 ia no terceiro ano de publicação, em sua 3.ª edição, sob a direção de Oliveira Valença, com desenho de capa da autoria de António Cruz Caldas (caricaturista fundador do jornal “Sporting”, da cidade do Porto. Jornal cujo título tinha o significado de “Desportivo”, conforme a tradução literal do termo inglês). E o ciclista vencedor do Porto-Felgueiras-Porto, no mesmo ano de 1928 havia também ganho o 1.º Circuito do Cávado, mais o Campeonato Distrital, na categoria dos Fortes, conforme se pode ver também pela mesma página das provas oficiais constantes do Calendário Regional de 1928, da área portuense, em que participaram equipas do Norte e do Sul.

Por tal publicação de 1929, desse anuário que em linguagem atual seria Almanaque dos Desportos, fica-se com dados do próprio tempo. Ficando-se a saber da existência desse grande circuito corrido entre o Porto e Felgueiras, com retorno à Invicta, sendo Felgueiras referência do mesmo trajeto, até onde foram os ciclistas, de modo que o próprio nome da prova continha a indicação: Porto-Felgueiras-Porto. Prova que teve como organizador o C.C. R. Meio (Clube de Ciclismo de Ramalde do Meio), da cidade do Porto. Tendo sido vencedor o ciclista do FC Porto Manuel Nunes Abreu, que gastou 5 horas e seis minutos (5, 06 h) ao completar em 1º lugar os 117 km, em Fortes, enquanto em Fracos foi vencedor Manuel Gomes, do Boavista, chegado à meta 21 minutos depois, em cinco horas e 27 minutos (5, 27 h) – como se verifica pelas imagens da página respetiva e ampliação da linha do local informativo correspondente. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))