Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Artigo no SF em tributo a dois vultos históricos do FC Felgueiras


(Crónica publicada no jornal Semanário de Felgueiras, edição de sexta-feira 14 de junho, em modo de registo à posteridade dos textos da autoria também do autor destas linhas, que serviram de apresentação aos homenageados da Gala do FC Felgueiras 1932, referente aos Prémios  Carreira e Saudade:)


Dois Nomes Grados do FC Felgueiras

Fruto da retoma que o clube de futebol mais representativo do concelho está a voltar a ter, é já tradicional o encerramento de cada época ser assinalado com festivo reconhecimento público. Como agora voltou a acontecer na IV Gala Azul Grenã. Tendo aí, além das atribuições relativas ao trabalho anual de atletas e colaboradores, havido distinção a dois nomes do passado, Pimenta e Álvaro Costa. Sobre os quais apraz assim um registo memorial, em letra de forma.

Alberto Fernando Pereira Pimenta - Nascido em Resende, a 08 de Novembro de 1939. Oriundo da zona das cerejas e das paisagens durienses que se vêm ao passar o comboio da Linha do Douro, Alberto Pimenta veio jovem para Felgueiras, em 1963, para jogar no FC Felgueiras. Na sua área de residência trabalhara num cartório notarial e em Felgueiras teve emprego como escriturário também. Tendo-se de imediato empregado numa empresa industrial de grande dimensão desse tempo, a Metalúrgica da Longra, em cuja fábrica passou a ser elemento apreciado. Enraizando-se progressivamente na área do concelho, enquanto o seu estatuto de futebolista levava a que popularmente fosse conhecido por Pimentinha. Esteve depois nos primeiros grandes momentos do futebol felgueirense, integrante como foi da equipa da primeira subida de divisão, quando o FCF passou da antiga 3ª para a 2ª Divisão Distrital, em 1964/65. Com a consumação da vitória na finalíssima disputada a 8 de Julho de 1965 em Amarante, diante do FC Lixa, através dum bis de Sabú. Dias depois Pimenta casou-se, consorciando-se com a sua companheira de namoro, em Marco de Canavezes, como ficou até registado na reportagem do Noticias de Felgueiras reportando à celebração da subida do Felgueiras. Na época imediata voltou a estar em seguinte grande momento, como elemento preponderante, junto com Caiçara e outros, que concretizou nova subida de divisão, então da 2ª à 1ª Distrital. Tendo então, em 1965/66, o clube também sido Campeão da 2ª Distrital, e como tal Pimenta recebeu a respetiva faixa de campeão. Após isso Pimenta esteve noutros grandes momentos da equipa azul-grenã. E, culminando sua carreira ao serviço do Felgueiras entre 1963 a 1974, após ter abandonado a atividade de jogador enveredou pela colaboração ao clube nas funções de treinador de camadas jovens. Aquando da subida de divisão do Felgueiras aos Nacionais, época em que o FC Felgueiras foi Campeão Distrital da AFP e ascendeu automaticamente à então 3ª Divisão Nacional, era o Secretário do clube, exercendo nesse cargo funções de dirigente. Depois esteve como membro diretivo do Departamento de futebol e sempre que possível foi colaborando em diversas atividades do clube.


Álvaro Miguel Ribeiro da Costa - Natural da freguesia felgueirense de Lagares, onde nasceu a 14 de Junho de 1955. Empresário da indústria de calçado, cidadão bem conceituado e respeitado em Felgueiras, sempre assumiu disponibilidade para ajudar e colaborar nas associações e instituições do concelho. A sua paixão por Felgueiras fez com que integrasse os corpos diretivos de várias associações felgueirenses, nomeadamente do FC Felgueiras, assim como da Associação Columbófila, Clube Amadores de Pesca e FC Lagares. No Felgueiras, além de diretor, exerceu o cargo de Presidente da Direção, sendo o Presidente da Comissão Diretiva aquando da principal e mais apreciada subida de divisão, ao escalão principal do futebol português, bem como seguinte participação deste clube na I Liga de Futebol nacional. Com efeito, havendo inicialmente desempenhado lugar de diretor do FCF, tendo sido vice-presidente do departamento de futebol, ao fim de algum tempo nessa função diretiva assumiu pela primeira vez o cargo de Presidente na época de 1987/88. Sendo com Álvaro Costa ao leme da grande nau futebolística que em 1994/1995 o Felgueiras chegou à então 1ª Divisão Nacional e em 1995/96 esteve entre os maiores do futebol português. Havendo de permeio sido presidente durante várias épocas. Faleceu a 13 de Setembro de 2005, deixando profundo sentimento de consternação, como pessoa muito respeitada e estimada. Tornando-se figura de constante recordação.


ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))