Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Uma entrevista fora da linha da unidade da União de Freguesias...

Quando se pensava que uma União de Freguesias devia ser referenciada como tal, depara-se-nos uma entrevista atual sobre apenas uma das freguesias da união instituída de três.

Algo que se repara, sem nada ter a ver com alguma coisa pessoal, mas institucional. Mesmo porque nada move pessoalmente o autor deste blogue com o autarca Presidente da entrevista em questão, inclusive com quem mantenho boas relações, conforme ainda em tempos recentes foi visível na presença dele na apresentação de dois dos meus 3 livros mais recentes. Unicamente é de se ficar admirado com a separação havida, além de algumas questões apresentadas. Ou seja, o tema não deveria ser sobre a união das três freguesias, em vez de individualizar uma só?! Afinal as freguesias individuais foram ou não extintas como tal? Não devia haver melhor sintonia para a unidade pretendida, a ter de ser...?!

Ah, e, pelo que se lê na entrevista, será que mudou o nome do Rancho da Casa do Povo da Longra (pois é o único que há nas três freguesias, que se saiba)? Deve haver qualquer equívoco, porque se mudar de nome será outro, obviamente, e não o existente há já 27 anos.

Assim, é esta a entrevista em apreço, saída a público no jornal Semanário de Felgueiras de sexta-feira dia 16 do corrente mês de abril, na respetiva página 7.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens - em cada uma das duas partes, conforme a sequência das colunas de leitura - assim divididas para ampliar a visão )))

(Mais) Um artigo cultural no Semanário de Felgueiras – Crónica do entusiasta de estudo felgueirense Mário Pereira

Em mais uma das louváveis crónicas do amigo e confrade de estudos felgueirenses sr. Mário Pereira, foi publicado no jornal Semanário de Felgueiras, em sua edição datada de sexta-feira 16 de abril de 2021, mais uma bela crónica a puxar interesse conterrâneo por algo que deve ser motivo de atenção de todos nós felgueirenses.

Assim, dá-se aqui o devido destaque e justa divulgação ao tema, para constar. Partilhando-se esse artigo que, segundo se nota, é o primeiro de vários que terão natural sequência.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

(Mais) Imagens do FC Felgueiras dos princípios dos anos 80

Na linha de anteriores publicações de lembranças visuais sobre tempos áureos do histórico Futebol Clube de Felgueiras, desta feita recordam-se por aqui mais duas fotografias dos princípios dos anos 80, mais propriamente respeitantes às épocas de 1981/82 e 1982/83. Trazendo por este meio a público duas fotos de coleção particular, das que não chegaram a ser publicadas no livro sobre o futebol de Felgueiras (em 2007) por motivo de poupança nos custos tipográficos, visto ter sido edição pessoal limitada. Assim como diversas outras imagens possíveis tiveram de ficar guardadas para outra oportunidade e a narração teve de ser resumida, dentro das possibilidades duma edição de autor, feita em sentido simplesmente amador, no sentido lato, mesmo.

Assim sendo, eis aqui estas duas, dessas tais...


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))