Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 9 de maio de 2023

Terna lembrança... a propósito das promessas de idas a Fátima e extensivo sortilégio devocional - num dos Contos do livro "Sorrisos de Pensamento"!

 

Maio é mês reluzente no ambiente e no sentimento, incluindo a fé das caminhadas rumo a Fátima. Sendo agora algo comum aos inícios do mês, quão mesmo desde há já uns bons anos, o facto de se “ir a Fátima a pé”, em peregrinações caminhantes deveras tradicionais. Isso sob cenário ambiental e intimidade de preces, promessas e votos de silêncio. Num fenómeno cuja origem leva milhares de peregrinos a caminhar até Fátima.

As idas a Fátima são já tradicionais desde longos anos, mas em tempos idos eram mais e simplesmente de autocarro, nas tradicionais excursões em camionetas de passageiros. Incluindo mesmo então também votos de silêncio, por vezes. Vindo assim à lembrança um caso especial que ficou narrado num dos contos do livro “Sorrisos de Pensamento”, publicado em 2001 (e entretanto de imediato esgotado). Reportando a um caso terno, ocorrido a meio dos anos 60. De cuja memória ficou pura e suave recordação. Como se pode recordar deitando olhos, entre as 88 páginas do singelo livro, a esse episódio narrado das páginas 22 à 27 do referido volume, escrito pelo autor deste blogue. 

Eis então imagens dessas páginas, em digitalizações do livro  contando que apesar de aqui aparecerem enviesadas, pelas condicionantes da digitalização (sem forçar a posição, para não estragar o original impresso)... no livro está tudo direitinho, nos conformes.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))