Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Recordando: 40 Anos de Ordenações Sacerdotais assinaláveis no Santuário de Santa Quitéria

Foi num domingo de tarde, já em finais de julho e nas proximidades da tradicional Peregrinação ao Monte de Santa Quitéria, que a comunidade felgueirense teve oportunidade de presenciar as ordenações de jovens sacerdotes que se haviam formado nos Seminários de Felgueiras. Tendo então, a 27 de julho de 1980, acontecido solenemente a Ordenação Sacerdotal de quatro novos padres, da Ordem Vicentina, no Santuário de Santa Quitéria.

Havendo nesse domingo sabido da novidade através da homilia do pároco de Rande, ao tempo, e satisfazendo a vontade de meu pai que logo me manifestou desejo de ir assistir a esse acontecimento, lá fui e estive ali, junto com meus pais, emocionados como sempre em tais ocasiões, a vivenciar tão rara ocorrência de tal numerosa nova vaga de Presbíteros. Entre os quais, no meio desses jovens que davam o sim a sua vocação religiosa, estava um jovem mais tarde meu amigo, o Padre Albertino Gonçalves, que anos volvidos foi Conselheiro Espiritual da Conferência Vicentina de Rande e Sernande quando fui presidente da mesma. Assim como o Padre Agostinho Sousa, que quando Seminarista vinha a Rande ajudar o Padre Joaquim Oliveira, ao tempo administrador paroquial de cá, bem como seus pais e irmãos eram meus amigos de conhecimento de utentes do Centro de Saíde da Longra em que eu trabalhava e trabalhei durante muitíssimos anos. E claro os outros dois conhecia de vista, de os ver em suas andanças por Felgueiras.

Desse dia da Ordenação dos quatro novos Padres Vicentinos, da Congregação da Missão, foi por meu pai guardada a brochura alusiva de guião às cerimónias (que à sua morte me deixou, entre diversas recordações). Da qual para aqui transponho algumas páginas, como ilustração.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))