Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 29 de junho de 2014

Cortejo das Flores de Felgueiras


O tradicional Cortejo das Flores é o número mais vistoso do programa das Festas do S. Pedro de Felgueiras. Autêntico cabeça de cartaz da Festa do Concelho felgueirense.

De cunho muito antigo, esse desfile realiza-se na manhã do dia principal, em pleno feriado municipal, desde o centro da cidade de Felgueiras em direção ao sobranceiro monte de Santa Quitéria, onde tem lugar o arraial da festividade em apreço, fazendo convergir grande afluência de participantes e assistentes.


Pelo meio da manhã do dia de S. Pedro, lá rumam pela encosta acima, as representações das freguesias, associações e demais coletividades felgarianas, com raparigas jovens, mulheres feitas e até crianças levando molhos de flores em açafates à cabeça e cestas nos braços, junto com seus acompanhantes petizes, jovens e adultos, num colorido festivo. Em filas beirando a íngreme estrada antiga, ziguezagueando, ao som de violas, cavaquinhos, concertinas, férrinhos, pandeiretas, recos e bombos, enquanto as moças cantam à porfia cantigas alusivas ao São Pedro,  pela ancestral via das capelinhas do martírio de Santa Quitéria.


Desse lindo cenário que, todos os anos, passa diante dos olhos e enche a encosta do planalto das maravilhas felgueirenses de lindos matizes, como que atirando tintas diversas à tela dos sentidos, registamos algumas pinceladas captadas na paleta de nossa máquina fotográfica…


Armando Pinto

Nota: A propósito, recorde-se um historial referente à memória dessa tradição, que escrevemos no âmbito dos usos e costumes respeitantes e foi publicado no jornal Semanário de Felgueiras, sob título "Festa do Concelho de Felgueiras".

A.P.