Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

De vez em quando… Foto com história: Acampamento da "Liga de Rande" em 1964

A Liga Eucarística dos Homens de Rande era um grupo paroquial de S. Tiago de Rande, cuja atividade teve vitalidade deveras saliente no meio local e na convivência conterrânea. Agrupamento esse existente durante anos das décadas de 50, 60 e 70, na paroquialidade do Padre João Ferreira da Silva, e que naturalmente está devidamente historiado também no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997.

Ora, na existência da Liga de Rande (como era popularmente mais conhecido o grupo), muitos e bons momentos ficaram por assim dizer na memória coletiva e nas lembranças das gentes desse tempo. Entre cujas diversas ocorrências se contam os “Acampamentos” realizados nalguns anos, com lugar no alto do monte de Santana, em dias seguidos de um fim-de-semana, no verão de cada ano. Proporcionando bons momentos e motivos de convívio da juventude de Rande. De um desses casos reporta a foto que desta vez se dá à estampa, a relembrar isso. Captando fotograficamente um instantâneo duma refeição, das que, entre as dormidas nas tendas de campismo, passatempos florestais e refeições em género de piquenique, iam acontecendo de sexta-feira a domingo em cada realização. Acampados esses jovens em Santana, apenas intervalando na hora da missa dominical para irem cantar à igreja, enquanto o cozinheiro de serviço ficava e ia fazendo pela vida, mesmo que por vezes enganando-se no sal deitado à comida. Seguindo-se o repasto, à sombra da vegetação frondosa desse alto da freguesia de Rande.

Sobre isso mesmo… Respeita a foto, aqui partilhada, já referente ao período de almoço domingueiro, no “Acampamento” de 1964 dos rapazes da Liga Eucarística dos Homens de Rande.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))