Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Bodas de Ouro Sacerdotais (1967-2017) do Felgueirense Padre Hernâni Carvalho


Ao perfazer a soma de cinquenta anos da ordenação sacerdotal do Padre Hernâni Carvalho, conhecido felgueirense membro do clero da diocese portucalense, foi celebrada condignamente a ocorrência, a 13 deste mês de agosto, na terra natal do mesmo presbítero que é também pessoa conhecida do meio social concelhio.

O Padre Hernâni, como por hábito popular é referido, de nome completo Sebastião Hernâni Gonçalves Albuquerque de Carvalho, nascido em Felgueiras a 28 de Outubro de 1940, teve sua Ordenação a 13 de Agosto de 1967, na Sé do Porto.


Filho e sobrinho de destacados empresários da urbe felgueirense, como eram os senhores Joaquim de Carvalho e João Carvalho, o primeiro famoso armazenista que manteve o negócio vindo de seu pai Sebastião de Carvalho; e o segundo empreendedor no ramo dos transportes públicos, como dono da empresa Landim, Sebastião Hernâni quis enveredar pelo sacerdócio, sendo depois ordenado com 26 anos.

Viveu entretanto natural ligação afetiva conterrânea, como ficou especialmente assinalado da sua prestação diretiva no Futebol Clube de Felgueiras, clube de que seu pai era um dos principais benfeitores, no qual, ainda como seminarista maior, ou seja durante a fase teológica de sua formação, Hernâni Carvalho foi figura ativa nos órgãos sociais ao tempo das primeiras subidas de divisão, em 1964/65 e 1965/66, do histórico clube de futebol representativo de Felgueiras nos tempos dos famosos Sabú e Caiçara.


Após a sua ordenação de Padre, o seu percurso sacerdotal conheceu os caminhos pastorais, havendo exercido paroquialidade de modo vincado na paróquia de Sobrosa, no concelho de Paredes, em cujo rincão está assinalado com a homenagem pública duma rua com seu nome. Sem nunca ter deixado de estar umbilicalmente ligado a Felgueiras, a pontos de ter sido Vereador Municipal nos primeiros tempos da presidência do Dr. Machado de Matos na Câmara de Felgueiras. Havendo exercido funções de autarca com dinamismo tal que diversas das suas iniciativas perduram no tempo e memória – como o autor destas linhas lembra, que a luz pública do centro da Longra, a substituir a original que fora pioneira no concelho, décadas antes, ainda é a mesma que ele implementou em 1976, recorrendo a contribuição popular dos habitantes da mesma povoação.

Atualmente o Padre Hernâni não tem paróquia a seu cargo, residindo na cidade de Felgueiras, na qual presta há muitos anos colaboração pastoral na também sua Paróquia de Margaride, onde celebra a missa matinal diariamente.


Foi pois naturalmente que na igreja paroquial de Margaride teve lugar a celebração solene e jubilar evocativa dos 50 anos de Sacerdócio do Sr. P.e Hernâni Carvalho, na mesma igreja matriz da paróquia de Santa Eulália de Margaride onde foi batizado e rezou sua Missa Nova. Agora com Missa Solene das suas bodas de ouro, honrada com a presença do Sr. Bispo Diocesano do Porto, D. António Francisco dos Santos, entre outros bispos e presbíteros, contando padres seus colegas contemporâneos e outros mais, com especial destaque para a maioria dos sacerdotes da Vigararia de Felgueiras, além da comunidade paroquial de Margaride e fieis de diversas localidades do concelho e não só, incluindo antigos paroquianos de Paredes.


Ao Padre Hernâni, personagem da vida felgueirense e admirado concidadão, que o autor conheceu ainda jovem (quando, em tempo de férias de seminarista, acompanhava colegas seus em passatempos desportivos e depois aquando de sua frequência durante alguns dias na Longra a propósito da estada de grupos de seminaristas para a Missa Nova do Padre Marílio Faria em Rande), prestamos por este meio uma devida homenagem pública na passagem do cinquentenário de sua ordenação sacerdotal. Com esta simples crónica que estava em agenda particular para um dos artigos personalizados de quando em vez publicados no Semanário de Felgueiras, intenção essa assim alterada para aqui devido ao período de férias que passa o referido periódico.


Como ilustração junta-se algumas imagens da pagela evocativa e algumas fotografias a que recorremos deitando mãos a imagens da Internet; mais uma foto de arquivo pessoal, de pose da equipa do FC Felgueiras que venceu o Campeonato Distrital de 1965/66, reportando à festiva entrega das faixas de campeões a todo o grupo de futebolistas e dirigentes, em 1966 - com o Padre Hernâni, ainda seminarista, incluído (à esquerda da foto).

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))