Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Felgueiras mais uma vez na Volta a Portugal, em grande no mapa da maior competição portuguesa de ciclismo!

A nossa terra de Felgueiras, mais extensivamente seu nome que no peito temos, é desta vez motivo de boa comunicação pelo país além. Como uma das metas de começo duma das etapas da Volta a Portugal em Bicicleta, a prova-rainha do desporto português, sendo o ciclismo o desporto que percorre o país, por onde as autarquias locais concelhias apoiam e patrocinam naturalmente tal realidade.  

Felgueiras felizmente associa-se assim mais uma vez a esse evento de grande atenção popular. Mesmo porque há uma grande tradição da modalidade das bicicletas de corrida ao ciclismo de competição, por estas bandas. Como está registado no livro “Ciclistas de Felgueiras”, publicado na primavera de 2020 (antes do surgimento da pandemia Covid). Com fundamentos que ganharam foros sobremaneira através das históricas metas volantes e particulares  de passagem da Volta a Portugal por Felgueiras em tempos idos, como entre célebres circuitos que em 1950 e 1951 tiveram pontos altos nos programas da tradicional Feira de Maio, trazendo a Felgueiras grandes Ases dos Pedais. De forma que ficou na memória a vitória do famoso Aniceto Bruno no Circuito de Felgueiras de 1951, na sua despedida de corredor. Enquanto, após e no rescaldo disso, apareceram também ciclistas felgueirenses valorosos, com destaque para Artur Coelho, que correu depois na Volta a Portugal de 1955 a 1961, apenas com um ano de interregno em 1957, na sequência de ter participado e vencido no Brasil a clássica 9 de Julho-Volta a São Paulo. E volvidos uns bons anos, com as metas de partidas e chegadas do Grande Prémio do Minho e sobretudo da Volta a Portugal. Como faz parte da boa memória coletiva felgueirense.

Nesta envolvência, sendo já esta quinta-feira, dia 12 de agosto, que Felgueiras tem mais um arranque da etapa da Volta a Portugal, registamos o facto com alusão à mesma etapa. E com recordação visual de Artur Coelho num dos anos em que vestiu a camisola amarela. O que ocorreu em diversas edições das Voltas em que participou. Sendo a correspondente foto  respeitante a 1956, em cujo início da Volta o felgueirense Artur Coelho foi o primeiro camisola amarela.


Além de Artur Coelho, ciclista que correu na Volta a Portugal diversas vezes e em provas importantes no estrangeiro, obviamente houve outros que chegaram a andar na Volta a Portugal, como Joaquim Luís Costa, Albino Mendes e Miguel Magalhães, tal como está historiado no referido livro. E atualmente é em Felgueiras a sede social da equipa W52-FC Porto.

~~~ ***** ~~~

Assim sendo, mais uma vez Felgueiras é referência da Volta a Portugal. A prova, desta chamada Grandíssima Portuguesa, já na estrada entre 4 e 15 de agosto, tem então a sua sétima etapa, dia 12 de agosto, entre Felgueiras e Bragança. Vendo-se sair da terra do pão de ló o pelotão inicialmente formado por 19 equipas, mas agora já encurtado por diversas desistências e abandonos forçados devido ao Covid. Contando com formações continentais e estrangeiras.

12 Agosto: 7.ª Etapa: Felgueiras - Bragança, 193.2 km (PARTIDA - 12H00 FELGUEIRAS / CHEGADA - 17H15 BRAGANÇA).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))