Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 12 de agosto de 2023

Homenagem evocativa a Miguel Torga (1907-1995), um dos maiores escritores portugueses - no seu 116.º aniversário (1907-2023)

 

No Aniversário de Miguel Torga:

A 12 de agosto de 1907 nasceu Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudónimo de Miguel Torga, que o mesmo escolheu para assinar suas brilhantes obras literárias. Com cujo nome literário está celebrizado esse português vindo ao mundo em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa, com os olhos no alto do miradouro de São Lourenço da Galafura, nas proximidades da aldeia vinhateira de Provesende, em plena região demarcada do vinho generoso duriense, no distrito de Vila Real. 

Um dos maiores e melhores escritores da língua portuguesa, na linha de Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Trindade Coelho e Virgílio Ferreira, tal como nalguns aspetos também António Lobo Antunes, por exemplo, nomes que bem mereciam o Nobel da Literatura, bem mais que outros… 

Grande escritor esse, Torga, o médico Dr. Adolfo Rocha, que depois faleceu em Santo António dos Olivais, Coimbra, a 17 de janeiro de 1995. Tendo sido mesmo um dos mais influentes literatos portugueses do século XX.

 Agora que passam 116 anos de seu nascimento, recordo aqui, em homenagem, um livro seu que comprei aquando de seu centenário.

AP