Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 5 de outubro de 2013

5 de Outubro: Uma das datas históricas que querem fazer esquecer...!


Foi a 5 de Outubro de 1910 que se deu concretamente a vitória do regime republicano, sendo implantada a República em Portugal. Havendo agora deixado de ser feriado nacional – o que este ano nem se nota, por calhar ao fim de semana.  Assim sendo, passados estes anos, essa data é uma das que os políticos nacionais da atualidade querem fazer esquecer, talvez por se portarem pior que reis absolutistas, olhando só para seu umbigo, protegendo os poderosos e esquecendo o povo comum.

O autor até simpatiza com a Monarquia, nomeadamente pelos seus símbolos azuis e brancos, mas tem de se respeitar o passado e, como tal, quão importante foi a implantação da República.

Nos dias que correm, em que se perderam os bons valores que todos tínhamos, em que agora até, em casos particulares, deixa de haver interesse por temas locais na perda da identidade natal - com as fusões de freguesias e se ficar ao deus dará entregues os destinos telúricos a uns quaisquer que eventualmente nem conhecem a nossa história nem lhes diz nada os nossos anseios – assinalamos esta data do 5 de Outubro, dum tempo em que havia idealismo, na simples ideia de preservação, pese apreciações diversas que serão possíveis. Postando algumas recordações relacionadas com os irmãos Sarmentos Pimentéis, oriundos da Casa da Torre, de Rande (Felgueiras) - antes da bodega da agregação de freguesias vizinhas que agora nem são carne, nem peixe..

E vimos ao tema porquê? - Porque João Sarmento Pimentel esteve envolvido na implantação da República, como sabemos, e o seu irmão, Francisco, o autor da pioneira travessia aérea à índia, esteve com ele depois na derrota da Monarquia do Norte…


Aqui postamos, assim, algumas curiosidades documentais relacionadas com os dois referidos Pimentéis, inclusive uma foto autografada pelo então Presidente da República Portuguesa, devido à nossa divulgação escrita dos mesmos, seus amigos.  E poesias, mais mensagens. Sem necessidade de muitas explicações, porque o que aqui fica (junto com o muito que sobre eles temos publicado na imprensa e livros, também), fala à posteridade…






Armando Pinto

~~»»» Clicar sobre as digitalizações «««~~