Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Artigo no SF - Na passagem do 26º aniversário do Semanário de Felgueiras


Está de parabéns o Semanário de Felgueiras, na passagem de 26 anos de vida de suas páginas impressas; e extensivamente o concelho de Felgueiras por ter este semanário regularmente diante dos olhos e sentidos felgueirenses.

Como colaborador antigo (mesmo o mais antigo, presentemente) do jornal Semanário de Felgueiras, periódico felgueirense que completa 26 anos de edições e continua sua anuidade de publicação regular, foi de apologia a essa durabilidade, do mesmo órgão informativo, o artigo que saiu escrito pelo autor, em torno e a propósito da efeméride, em cunho pessoal –  do qual para aqui transpomos imagem da respetiva coluna e colocamos o texto por extenso:


Semanário adulto de incremento felgueirense

Um destes dias, estando a apaparicar um dos meus netos, veio-me à ideia uma lembrança passada precisamente nos meus primeiros tempos, dando comigo a voar no pensamento até então, quando, segundo me veio à retina da memória, também eu fui assim afagado nos braços de minha mãe e agarrado a meu pai. Não sendo em vão que temos réstias da infância em nós. Como todos gostamos dessa fase e há momentos da vida em que nos sentimos assim, revivendo tempos em que estivesse sol ou chuva tudo era límpido e nos parecia ao alcance do olhar.

Está agora a passar a época do chamado dia da criança, pondo mais ênfase de atenções nos pequeninos, ao prestar-se à realização de ações motivadoras para momentos alegres aos bandos infantis, das crianças que dão asas à sua satisfação pura. Saltitando, como água corredia a irradiar claridade, na simplicidade reluzente.

Foi exatamente numa dessas ocasiões, há já uns anos bons, que um dia surgiu um jornal que veio dar mais realce ao noticiário escrito sobre assuntos de Felgueiras. Tal o caso do aparecimento do Semanário de Felgueiras há 26 anos, sendo periódico que trouxe uma nova abordagem de temas felgueirenses, desde que apareceu ao público a 1 de junho de 1990. Então como criança esbelta e com sonhos no sorriso das imagens, como em tudo o que é pequenino tem graça. Para depois ir crescendo, e, como andorinha, em bando chilreante, vir anunciar a primavera com empenho social e cultural. 

Está agora o Semanário de Felgueiras já adulto, crescidote que se foi tornando e entrado em idade de desenvolvimento. Continuando a ter nas páginas impressas aspirações de desenvolvimento para Felgueiras.

Tem pois Felgueiras um Semanário adulto, à vista de crescimento para a comunidade interessada em quanto a Felgueiras diz respeito. Enquanto no concelho o interesse geral clama por progresso mais célere e que não haja recuos. Felgueiras tem marcado passos atrás em certos aspetos, desde as incompreensíveis uniões que desvirtuaram as freguesias históricas e desapertaram laços tradicionais, até algum escurecimento do ambiente, desde que por poupança, em tempo de crise monetária e social, foram desligados postes de iluminação em locais necessitados de visibilidade, mau grado continuarem outros acesos em sítios quase ermos. Como mero exemplo, entre marcas que podem ficar. Sendo assim já tempo de ser repostas essas e outras situações, de modo que haja melhor desenvolvimento concelhio. 

Está aí a primavera em seu luzimento. Fazendo reviver com alegria possível melhores dias, na transição do inverno tristonho para um espírito mais risonho, transformado em sopro de vitalidade. Estado que bem pode ter a ver também com o que se vai escrevendo e lendo, na vontade de que Felgueiras cresça e sempre compareça, cumprindo ideal comunitário. Qual desejo de que o concelho de Felgueiras deve realizar-se e engrandecer-se no que sempre uniu a alma felgariana e fortaleceu o ânimo felgueirense.

ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))