Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Recordações eternas d’ “o Felgueiras” – evocações dos maiores momentos do futebol felgueirense


Em época de acalmia do ambiente competitivo do futebol local, por tempo já de retrospetivas da época e da própria história do clube mais representativo do concelho de Felgueiras, vem a talhe recordar momentos célebres da existência da paixão pelo futebol em Felgueiras, quer dos naturais felgueirenses, quer, como quem bebeu da Fonte da Santa, também de quem veio à bola e ficou felgueirense de corpo e alma.

Assim sendo, evocamos, aqui e por este meio, ocasiões significativas da mística do futebol felgariano, seja de tempos muito antigos como de outros mais próximos, do histórico FC Felgueiras, agora continuado no atual FC Felgueiras 1932.


Ora, o primeiro grande feito acontecido no seio do FC Felgueiras foi a primeira subida de Divisão, algo ocorrido em 1965 com a passagem do clube da antiga 3ª Divisão à 2ª Distrital. De cuja ocorrência se evoca tal façanha com uma gravura da equipa que triunfou na “Finalíssima” a 8 de Julho desse ano, no culminar da época futebolística de 1964/1965.

Entre muitos outros sucessos, depois, sabendo-se deveras de seguintes subidas de divisões e grandes vitórias, houve mais tarde um festival desportivo de homenagem ao fundador do clube, em jogo festivo realizado a 2 de Junho de 1994. Do qual se ilustra a ocorrência com respigos da imprensa local dessa época.


Por fim, como momento mais alto, sem dúvida, aconteceu em 1995 a entrada na 1ª Divisão Nacional, como ao tempo era chamada a atual 1ª Liga do futebol profissional português. Desse célebre dia, 28 de Maio de 1995, juntam-se aqui, para efeitos memorandos, recortes da edição do jornal diário desportivo O Jogo, do dia seguinte.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))