Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 16 de junho de 2021

A “Grandíssima” Volta a Portugal em Bicicleta de 2021 volta a ter associado o nome de Felgueiras

É uma boa notícia. Pese haver sempre algo de opinião momentaneamente contrária dos tradicionalmente chamados do Restelo, felizmente Felgueiras vai voltar a estar no mapa nacional e a andar nas parangonas da expressão portuguesa, ao ser mais uma vez um dos pontos do itinerário da tão popular Volta a Portugal em bicicleta, a maior prova do desporto português que passa em muitas terras durante o verão e integra o imaginário Luso desde longas eras.

Ora o ciclismo é um desporto que desde tempos imemoriais faz parte da memória coletiva felgueirense, documentalmente até a partir que em finais da década dos anos 1920 teve provas oficiais com o nome do concelho associado, como ocorreu com a corrida Porto-Felgueiras-Porto em 1928, além de já ter ciclistas naturais do concelho nesses tempos remotos, conforme foi o caso do Adalberto Jorge Soares, nome famoso do ciclismo português desde os anos 1927/28 a 1937, por exemplo. Bem como nos anos 1950, teve circuitos oficiais dentro do programa da Feira de Maio, tendo ficado para a história os circuitos de 1950 e 1951 que fizeram parte do calendário oficial do ciclismo, com disputa da Taça Câmara Municipal de Felgueiras e Taça do Maio em Felgueiras. Mais tendo havido os ciclistas felgueirenses que participaram na Volta a Portugal, Artur Coelho, Joaquim Costa, Albino Mendes e Miguel Magalhães, cujos nomes e currículos estão impressos no livro “Ciclistas de Felgueiras”. Tal qual no mesmo estão anotadas algumas das passagens da Volta Portuguesa em tempos remotos por Felgueiras e as diversas vezes que a partir dos anos 80 Felgueiras teve partidas e chegadas de etapas da mesma Volta. Livro esse que, apesar de num caso até ter faltado certa palavra duma prometida compra institucional de determinado número de exemplares… esgotou e está esgotado, felizmente. Tudo isso além de outros antigos ciclistas que correram em provas e circuitos regionais, quer alguns naturais do concelho, como outros de concelhos vizinhos que por cá andaram. Acrescendo ainda o facto de ser em Felgueiras atualmente a sede da forte equipa W52-FC Porto, do grande empresário felgueirense Adriano Quintanilha, talvez o felgueirense mais apreciado e conhecido a nível nacional nos dias que correm.

Todo um trajeto de retaguarda que justifica bem a boa ação da gerência atual da Câmara Municipal de Felgueiras, com o apoio à realização dessa jornada desportivo-social já com tradições em Felgueiras, também

Deixando de lado as tradicionais condicionantes locais, na linha felgueirense da voz popular costumar reconhecer que em Felgueiras quando não se faz devia-se fazer, mas quando se faz ou acontece não devia ser… eis então que felizmente volta a ser: com a Volta a Portugal de 2021 a ser ponto de partida de uma etapa da corrida Grandíssima Portuguesa do ciclismo competitivo oficial. Como se fica a saber através da edição do jornal desportivo nacional O Jogo, cuja coluna se regista, pela boa novidade que transmite:


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))