terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Corso do Carnaval da Vila da Longra / 2020


Superando o dia pardo de chuviscos, conforme esteve durante a tarde deste mesmo dia de Carnaval, após manhã chuvosa e ambiente enevoado durante todo o tempo, o Corso de Carnaval da Longra deste ano de 2020 manteve certa atração. Pese embora, tal qual desde que passou a haver colaboração com o desfile de Carnaval de cidade de Felgueiras (reativado nos anos mais recentes), este da Longra se venha desenrolando ultimamente com mais pressa que antigamente, saindo mais cedo à rua e fazendo apenas o trajeto dum sentido, desde a zona industrial da antiga Metalúrgica até ao cimo da Longra (depois do edifício da farmácia), seguindo por fim rumo à cidade sede do concelho para colaboração com a organização da Câmara Municipal (de modo a ir engrossar seguidamente o Corso da Felgueiras cidade, inclusive já com autocarros da CMF à espera para levarem os figurantes, como sucedeu).

Contudo, enquanto esteve na estrada, pelo trajeto do início tradicional da vila da Longra, o Corso Longrino deu vida à localidade, ainda que momentaneamente apenas. Ficando o interesse popular à espera dos tradicionais números da noite.

Do Corso da Longra / 2020 regista-se memorialmente esse cortejo na sua passagem final, já ao chegar ao fim do trajeto, através de imagens captadas pelo autor deste blogue. Ilustrando à posteridade mais um Corso da Longra, na continuidade do Corso que regularmente e de modo organizado começou oficialmente em meados dos anos da década de 90, no século XX.

Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens )))


Página "Livro Ciclistas de Felgueiras" em espaço particular no facebook

Está no facebook, em espaço prórprio, a página "Livro Ciclistas de Felgueiras", para divulgação e informação de todo o movimento tendente à realização da respetiva publicação e consequente atualização até à sessão correspondente.

Para registo, e natural conhecimento público mais alargado, gravamos aqui o início do que até agora se foi publicando sucessivamente na mesma página, que até esta data (dia de Carnaval, a 25 de fevereiro), conta já com 352 membros aderentes.

O página está acessível em https://www.facebook.com/groups/992182134471500/

Eis então a o início da publicação, com o post de apresentação correspondente, ao qual depois e de permeio já houve acrescentos vários, à vista dos membros que entretanto se tornaram fieis (amigos aderentes, adicionados e que aceitaram correspondendo a convites, ou que quiseram aderir):

Armando Pinto criou o grupo Livro CICLISTAS DE FELGUEIRAS.
Administrador18 de dezembro de 2019


Em breve, já em princípios do ano 2020, será publicado um livro sobre os CICLISTAS DE FELGUEIRAS, da lavra do autor dos livros de história da região.

Mais um livro, mas sempre pessoal e próprio. Desta vez sobre os ciclistas de alta competição que nasceram no concelho de Felgueiras, que correram na Volta a Portugal em bicicleta e até no estrangeiro, tal como em seguimento enquadra ligações de Felgueiras com o ciclismo e inclusive tem referência biográfica de quem mais está ligado ao ciclismo. Matéria da qual versa a obra histórico-literária, procurando relevar vidas salientes originárias do território felgueirense, em expansão pelo país e pelo mundo. Tendo o mais antigo e histórico representado o FC Porto, dois seguintes corrido com a camisola do Académico e o mais novo sido corredor do Paredes e da equipa felgueirense da Zala. Assim como há nome ligado ao ciclismo que, mais que um ciclista, é um felgueirense do mundo do ciclismo, Adriano Quintanilha.

Brevemente haverá novidades.

Assim sendo é criado este

Grupo de partilha e convívio virtual, para conhecimento da realidade que será este livro, quanto à homenagem memorável aos “nossos“ heróis das estradas. Qualquer membro pode partilhar e aprovar novos elementos, de modo a fazer chegar a boa nova a mais gente. O Grupo apenas é chamado de privado, para evitar que possam intrometer-se assuntos que nada tenham a ver com o espírito do tema.


Armando Pinto

= A APRESENTAÇÂO PÙBLICA SERÀ A 07 (SETE) de MARÇO de 2020. =