Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Históricas fotos da então vila de Felgueiras – até finais da década dos anos 1960 e princípios de 1970… com a célebre e saudosa Pérgula!

Sem recuar muito às memórias históricas do interesse geral do concelho de Felgueiras e particularizando à sede concelhia, um dos aspetos deveras lembrados e lamentados na memória coletiva é o caso do desaparecimento da antiga Pérgula, existente nos jardins do centro da então vila durante largos anos, e que depois foi destruída aquando das obras de ajardinamento novo no espaço em frente aos Paços do Concelho construídos nos anos 50. Cuja envolvência foi concluída pelos finais dos anos 60 até princípios de 70 – desde o tempo da presidência municipal do Dr. Dias Ribeiro, até à era da presidência do Dr. José de Barros.

Tema esse, da Pérgula urbana de Felgueiras, bem como de outros similares de antigas panorâmicas felgueirenses, que foi e foram descritos pelo autor deste blogue, também, em anteriores ocasiões, e inclusive em partes de um trabalho escrito sobre o concelho de Felgueiras que há muito ficou guardado e esquecido, por falta de possibilidades de apoio para a devida publicação. 

Como enquadramento, acrescente-se: Felgueiras é conhecida por ser terra com certas características de comportamentos de seus representantes, uma das quais é de ser má mãe e boa madrasta, em sentido figurado popularucho, quanto ao reconhecimento e patrocínio de entidades oficiais e mesmo ambientação de organismos e firmas. Incluindo obviamente o Município, como representação máxima da terra concelhia. Tal como se nota, sendo por norma bem acolhidos os forasteiros, em comparação com a atenção dada aos naturais do concelho, por exemplo. Assim como até por cá haver patrocínios para trabalhos de autores vindos de fora, daí surgindo coisas e loisas desfasadas com o que se passou ou ocorre, e há esquecimento e desinteresse para quem conhece a realidade e não faz nada de conta... como se diz. Isso desde há muito, como algo enraizado. Ora, com tudo isso, o caso da Pérgula ficou esquecido anos a fio, quase em total branqueamento, mas a memória popular não deixa passar nem esmorecer essa imagem.

Assim, a pérgula era realmente ALGO MUITO APRECIADO DOS FELGUEIRENSES. Como alguém ainda recentemente afirmou (na página da Internet “Felgueiras de outros tempos"): - «era lindíssima e foi uma crueldade não ter sido preservada até aos nossos dias.»

Pois dessa antiga realidade são algumas fotos que, com muito gosto, aqui se dão à estampa, desta feita. Mostrando como era belo esse «fantástico local no centro da cidade» (ao tempo da então ainda vila de Felgueiras). Fotos para aqui transpostas da referida página informática, em partilha da publicação ali feita pelo amigo Zé Mário Sousa, proprietário e dinamizador atual do Café Jardim e que havia recebido essas mesmas fotografias antigas da pérgula por cedência do Sr. Constantino Lira, conforme ele mesmo agradecia ali tal «partilha deste legado histórico da cidade». (Referindo-se isto porque, como as mesmas não têm marca de água de origem, pode eventualmente um dia ser reclamadas injustificadamente por alguém, como em certos casos já tem acontecido.) Enquanto a outra foto, colocada por fim, do tempo da transformação do jardim, será de arquivo da família Sousa da também histórica Pensão Albano e café Jardim, tendo sido partilhada pelo Zé Mário.

Assim sendo, repare-se nas fotos da pérgula, primeiro do tempo de sua existência plena, em tons azulados. Podendo ver-se em pormenor suas particularidades (incluindo assentos de namoro, tais as populares namoradeiras dos antigos varandins, mais espaço frondoso de sombras)…

(Nota mais particular do autor: Nalguns desses bancos interiores das “namoradeiras”, em certos dias da Primavera e inícios do Verão de 1965, comi ali por vezes sentado o farnel da merenda, ao almoço, no intervalo das aulas de preparação com vista ao exame final da 4.ª Classe Primária, quando íamos, eu e os meus colegas da Escola da Longra, para a casa da nossa professora – então residente na vila de Felgueiras  para ensino mais intensivo e eficaz apenas à classe dos finalistas.)

… E por fim pouco antes do seu desaparecimento, aquando do Início da construção do novo ajardinamento da Praça da República, quando ainda existia a Pérgula (que popularmente era também conhecida por "pérola") - como se vê ao fundo da imagem.


Para se fazer uma ideia de como era aquilo nesse tempo, relembre-se: A Pérgula estava sensivelmente onde hoje está posicionada a estátua do busto do Dr. Magalhães Lemos, mais o arruamento por trás. E esse conjunto escultórico, da estátua e seu pedestal de meio círculo, estava ao cimo do mesmo espaço, ou seja em frente ao edifício da Câmara (tendo sido edificado ainda antes da construção do mesmo edifício municipal), onde depois ficou e está situado o pequeno lago de espelho de água, junto à rua defronte da mesma Casa da Câmara. Enquanto o Cruzeiro-padrão da Independência (hoje ao meio do jardim) estava implantado ao fundo de tudo, na parte mais baixa (como se pode ver pela imagem coeva duma destas fotos).

Quando por vezes se fala em fazerem alterações neste jardim do centro da cidade de Felgueiras, normalmente com ideias muito fora dos desejos da população e da memória tradicional da felgaridade nativa... porque não ser pensado em repor, em seu sítio, essa antiga Pérgula tão ao gosto romântico dos felgueirenses?

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))