Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mais uma curiosidade ancestral... sobre a Longra!


Antigamente, quando as autoridades e mais representantes concelhios de Felgueiras iam ao limite do concelho, no alto do Unhão, esperar os visitantes governamentais e outros altos dignatários da vida nacional, sempre passavam na Longra as comitivas oficiais em visita ao município felgueirense. Dando-se, normalmente, banhos de multidão na recepção às importantes personalidades que vinham honrar nossa terra. Isso, entre diversos exemplos, por quanto a Longra era importante, desde longos tempos, no universo felgariano.

Agora, quando os poucos personagens conhecidos, por norma políticos, vêm até estas bandas, quase passam despercebidos, apenas se sabendo que cá estão quando se depara um grande aparato policial de guarda de honra e guarida, ou até se passe a saber que por cá estiveram ao ver-se nos noticiários da comunicação social.

Sem que a Longra conte o que seja, nisso, como aliás em quase tudo...

Ora, antigamente, com seus quês da história, porém, a Longra era vista com outros olhos, a pontos de em Felgueiras (então vila, ainda) ser a Longra considerada vila, quando não era... na verdade. Ao passo que hoje é (desde 2003), mas não parece...

Para se ver que a história, que tem sido narrada sobre esta região, não é contada à toa, repare-se no que referia, em tom jocoso, já numa época recuada, o  Jornal de Felgueiras, em sua edição de 29 de Dezembro de 1911 - dando notícias telegráficas à distância, pelo "Telephone" (como se escrevia nesse tempo): 

(CLICAR sobre o recorte, para ampliar e LER)

Como se pode ver..

Armando Pinto