Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 2 de junho de 2021

A talhe do 31º aniversário do SF: - vislumbre das primeiras notícias sobre a Longra no Semanário de Felgueiras

Mesmo que os jornais sejam essencialmente para dar notícias e registar factos fazedores de história, por vezes os mesmos também podem ser notícia. Como no caso do Semanário de Felgueiras, na passagem de mais um aniversário de sua aparição pública em 1990, então no primeiro dia de junho de há 31 anos.

Nesta fase de agora em que se comemora essa longevidade, de mais a mais como único jornal periódico que se mantém no concelho de Felgueiras, ainda publicado em páginas de papel impresso, vem a talhe uma retrospetiva quanto às primeiras vistas que recaíram sobre a Longra nas páginas desse jornal concelhio. Tendo o SF aparecido num tempo em que existiam então os jornais Notícias de Felgueiras, o Gazeta de Felgueiras e o Jornal da Lixa, além de ainda estar de fresco a recente suspensão d’ O Jornal de Felgueiras, e em breve irem aparecer mais, ao tempo, como foi o exemplo d’ O Sovela, entre outros. Sendo que assim, entretanto, a Longra ainda ia aparecendo nalgumas passagens de alguns desses jornais.

Então, além de notícias sobre futebol e reportando ao FC da Longra ainda em 1990, conforme já foram recordadas recentemente noutro artigo respeitante ao tema, eis as primeiras notas e notícias publicadas no Semanário de Felgueiras nos primeiros tempos do mesmo jornal  desde uma achega numa rubrica existente ainda em 1990 e passando pelas notícias divulgadas a partir de 1993, nesses tempos iniciais.








Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))