Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 5 de outubro de 2021

"Carvalha da Padaria" da Longra – árvore centenária que fica para a história da região

 

O dia 5 de outubro, que desde 1910 está na história de Portugal pela proclamação da República e como tal é motivo de fazer lembrar esses tempos de antanho, fica também localmente, aqui na Longra, como data que 111 anos depois faz o povo da Longra lembrar a árvore grande conhecida por Carvalha da Padaria, assim chamada por ser vista dentro dos muros da casa do mesmo nome. Árvore grande que, de tão habituados que todos estávamos a ela, é daquelas coisas que se nota mais quando acaba. Apeada que foi esta terça-feira, no feriado de 5 de outubro, devido aos efeitos da sua longa idade. Tendo sido necessário derrubá-la, para evitar algum desastre, visto estar a ameaçar cair, com o pé a ficar apodrecido (como se verificou e comprovou mesmo depois de cortada)

Era uma árvore centenária, contemporânea da centenária antiga dona, havendo sido sempre conhecida desde sua infância pela saudosa D. Maria Amália Castro Verdial, senhora da Padaria da Longra e esposa do saudosíssimo sr. Verdial Horácio de Moura, o edificador da casa e um senhor que fez falta na Longra, desaparecido muito cedo quando tinha muitos projetos para a Longra.

= Visualização por meio de imagem da década dos anos 90 (em tempo de Outono/Inverno, pelo cair da folha). Foto que  foi incluída no livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras", publicado em 1997. 

Não se sabe ao certo o tempo da existência da Carvalha da Padaria, que vinha do tempo das iniciativas de José Xavier do Outeiro, quando começara a haver na Longra oficinas de ferraria e serralharia, originando a inicial fábrica de utensílios de ferro e móveis metálicos. Calcula-se que tivesse muito mais de um século, possivelmente perto de século e meio. O que sei (expondo pessoalmente), por em tempos ter ouvido dizer aos mais antigos, é que quando começou a antiga fábrica do Largo da Longra (a "Móveis de Ferro da Longra", antecessora da MIT e posterior Metalúrgica da Longra), em 1920, já esta árvore ali existia, ainda jovem possivelmente. Bem como os operários da MIT diziam que pelos anos da década de 40 já era uma árvore grande. Desses tempos, por exemplo, tenho uma foto de minha avó paterna com os meus 2 irmãos mais velhos, por volta de 1946/47, em que se vê esta carvalha junto ao antigo barracão da antiga fábrica.

Pois a Carvalha teve de desaparecer, por ser perigoso continuar de pé, tal o estado em que estava a ficar, conforme se notava por conter já fungos grandes em certos sítios do tronco. E estar a ficar oca, com falhas no interior da parte mais larga. Situação antevista, felizmente, evitando-se a queda que estava iminente.

Na lei da vida, pois que nada é eterno, desaparece assim esta árvore de grande porte. À qual, como homenagem, pelo que representa nas recordações Longrinas, se regista a sua existência e grava à posteridade. Através de reportagem fotográfica, em imagens captadas neste dia chuvoso, a memorizar o dia em que pela lei natural teve de desaparecer. Mas fica na História da Longra e da região, afinal.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))


Curiosidades: Antigos Presidentes de Câmara de Felgueiras naturais de Lousada e ligações felgueirenses - in "O Louzadense"

O jornal “O Louzadense”, quinzenário do concelho vizinho de Lousada, como periódico que dá grande importância a temas culturais de história local e regional, publicou recentemente entre suas páginas de “Cultura” um trabalho sobre figuras lousadenses que foram autarcas noutros concelhos. Tendo, na parte II do referido tema, publicado em sua edição de 30 de setembro interessantes referências a naturais de Lousada que foram também presidentes da Câmara de Felgueiras, por suas ligações afetivas e mesmo de residência. Como se pode verificar por recorte do referido artigo.

Para o caso presente importa registar o facto do jornal O Louzadense dar atenção ao tema e trazer a público tais curiosidades interessantes da memória comum dos dois concelhos (além dos outros, naturalmente).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as digitalizações )))