Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 26 de setembro de 2020

Falecimento da Irmã Adélia, Filha de Caridade

A Irmã Maria Adélia Laranjeiro, Filha de Caridade da Ordem de S. Vicente de Paulo, partiu ontem para a casa do Pai. Tendo falecido sexta-feira, dia 25 do corrente mês de setembro.

O funeral da Irmã Maria Adélia Gomes Laranjeiro será domingo, 27 de setembro, pelas 9 horas na Capela da Casa Provincial das Irmãs de Caridade Vicentina, em Lisboa.

«Estamos solidários com as Filhas da Caridade, damos graças pelo dom da sua vida fecunda e rezamos pelo seu eterno descanso.»

A Irmã Adélia era pessoa muito simpática e ternamente querida, como a conheci quando passou pela antiga casa conventual da Misericórdia do Unhão e com ela mantive contactos (exprimindo na primeira pessoa, por ser do que se trata mesmo). Quer pelas suas idas ao Centro de Saúde da Longra e era a mim que se dirigia, indo logo ter comigo sempre para tratar de qualquer assunto; bem como por saber que eu escrevia artigos num jornal de Felgueiras e poderia haver interesse mútuo nalgum tema, conforme aconteceu algumas vezes; quer por eu ir ao externato do Unhão buscar meus sobrinhos que tinha em nossa casa parte do dia (como anos antes ia buscar meus filhos); e mesmo outros casos, derivado a ter sido presidente da Conferência Vicentina de Rande e Sernande, etc.

Desses tempos e bons momentos, além da sensação de suas palavras sorridentes, ainda guardo algumas medalhinhas recebidas e mesmo comunicações escritas – como no exemplo aqui anexado, em ilustração personalizada.

Assim, a Irmã Adélia ficou cá bem no íntimo como pessoa de grande estima, sentindo grande honra pela nossa amizade, como continuei e continuarei a sentir admiração.

Descanse em paz, boa Irmã Adélia. E olhe por nós aí no céu, onde sempre desejou ficar, como permanecerá na eternidade dos tempos.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))