Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Retalhos Felgueirenses de tempos idos… em pedaços memoriais duma festa religiosa e do futebol em 1935/1936

 

Na proximidade do Natal, agora que devido ao maldito vírus da Covid-19 está tudo ainda indefinido, apraz registar a recordação de uma antiga festa religiosa que havia na vila de Felgueiras de outros tempos, a Festa do Menino Deus, como celebração especial em Dia de Natal, merecendo missa cantada, mais sermão e Banda de Música nas celebrações. Como se pode ver por recorte d’ O Jornal de Felgueiras, de seu número de aproximação ao Natal de 1936.

Serve ainda essa mesma edição do referido jornal (de 19-12-1936), à boleia da chamada de atenção natalícia, para se rever como então a vida do Futebol Clube de Felgueiras estava encaminhada, conforme notícia duma deslocação à Lixa para um jogo oficial. Em que o FC Felgueiras venceu por 2-1, sendo um dos golos felgueirenses marcado pelo jogador-fundador do clube, Abílio - como era conhecido Verdial Horácio de Moura, popularmente assim chamado então no ambiente da antiga vila, pelo nome de seu pai.

No transporte ainda desses retalhos de interesse local, recorda-se também uma notícia anterior, de relação do Natal do ano também anterior, dando nota dumas festas natalícias de 1935, conforme foi registado no início de 1936 n’ O Jornal de Felgueiras, em seu número de 22-02-1936. Respeitando à publicação da receita e das despesas com o Espetáculo de Natal e Ano Novo a favor do clube de futebol local, com curiosidades afins.

Repare-se nos pormenores que se ficam a conhecer, de tais pedaços da nossa história coletiva felgueirense.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))