Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 19 de junho de 2021

Coisas com história e de alguma identidade histórica local, concelhia e regional - algumas garrafas de marcas de vinhos da coleção pessoal

Costuma-se dizer que nem só de pão vive o homem. E como também se diz, quem diz homem diz mulher, igualmente. Porque como antigamente se dizia, havia mulheres que diziam não saber como havia homens que gostavam de vinho, mas também bebiam… Ora, pois… Se nem só de pão se vive, também o vinho ajuda a viver. Talvez por isso o vinho sempre foi uma marca identificativa, com marca própria em diversos casos. Servindo mesmo as suas castas e tudo o mais como características regionais, tal como extensiva e inclusivamente as regiões se podem identificar por marcas de seus vinhos.

Assim, muito naturalmente sendo o concelho de Felgueiras uma zona genuína do vinho verde, as marcas de vinho verde tornaram-se identificativas da terra de sua produção. Podendo através duma coleção de algumas marcas ficarem associadas certas identificações históricas. Como no caso duma coleção particular em que estão guardadas algumas garrafas de marcas que existiram e já desapareceram, assim como outras ainda existentes, devidamente engarrafadas e preservadas apenas como recordações históricas, precisamente. Cujos rótulos e mais aspetos identificativos servem de explicação, como tal, à vista. Coisas com história e de alguma identidade histórica local, concelhia e regional, através de garrafas de marcas de vinhos da coleção pessoal.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))