Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 29 de setembro de 2019

Aniversário festivo da USF Longara Vida


Dia 29 de setembro de 2019 foi data de festejo do 5º aniversário da oficialização da Unidade de Saúde Familiar Longara Vida. A Unidade de Saúde continuadora do antigo Centro de Saúde da Longra que, na génese de sua criação e por todas as mesmas instituições deverem ter uma denominação de ligação local, tomou o nome antigo de Lôngara.

LÔNGARA, que historicamente remete para algo arqueológico. Atendendo ao passado da terra, que de Lôngara, por encurtamento normal, deu em Longra.

Decorreu então, na manhã de domingo último de setembro, um programa alusivo que meteu naturalmente felicitações e alguns números de animação, como uma palestra sobre alimentação saudável, uma aula de ginástica, como também o descerramento duma placa a dar o nome da falecida enfermeira Vera Fernandes à sala de reuniões das próprias instalações internas, mais a inauguração do logotipo Longara Vida sobre a porta da entrada e um bolo de aniversário. Cujos parabéns foram entoados ao som do Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Longra. Tudo isso perante significativo número de público presente, entre elementos da casa e utentes da instituição. 


Embora sem ter podido estar presente, por motivos da vida particular, mas tendo sido convidado, o autor deste blogue associa-se ao significado da celebração. Mesmo pelas memórias de uma vida ali consubstanciada em 38 anos de trabalho dedicado, desde o antigo Posto Médico da Casa do Povo da Longra, passando pela Unidade do Centro de Saúde que foi implantado no atual local em autêntico finca-pé pessoal para que não saísse da terra, como é do conhecimento histórico. Ficando nas mesmas instalações ainda peças de mobiliário cirúrgico antigo, de coleção particular do autor, a testemunhar todo esse trajeto.

Está pois de parabéns a Longara Vida, na passagem desta festividade aniversariante.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))