Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Cântico "Louvado sejas" EM LEMBRANÇA AO CÔRO DE RANDE DE HÁ 45 ANOS...


Em Setembro de há 45 anos, num belo sábado de entrada do Outono de 1977, foi entoado este cântico cristão, "Louvado sejas ó meu Senhor" por um grupo de amigos, através dos quais era então reativado o antigo Grupo Coral da Liga Eucarística dos Homens de Rande (que havia terminado após a morte do saudoso Pároco Padre João, e entrada em funções efetivas do seu sucessor Administrador religioso da paróquia). Tendo, para o efeito, esse episódico "Côro de Rande" cantado a missa de casamento de um amigo, que também fizera parte durante algum tempo, ainda, do antigo Côro da Liga de Rande.

Ora o grupo juntou-se então, a pedido do noivo, que inclusive conseguiu que um seu amigo ensaiasse o mesmo grupo. E após alguns ensaios, o mesmo conjunto de amigos abrilhantou assim as cerimónias do casamento (celebrado pelo padre que fora professor de história do noivo, vindo também a seu pedido), naquela bela tarde soalheira de setembro de há 45 anos. Tendo em frente as letras dos Cânticos, como a deste que também se relembra e rememora com imagem da página original...


Em homenagem a esse grupo, com amigos bons e eternos, alguns dos quais entretanto já desaparecidos da vida terrena, recorda-se o facto com imagem do mesmo grupo ladeando os noivos, em frente à igreja de Rande. Naturalmente fixando no caso apenas os cantores e tocadores, porque a homenagem é mesmo a esses bons cantores.


Foi, portanto, já há 45 anos. No início de uma vida a dois e na continuidade da vida, afinal. Com esses jovens todos como testemunhas vivos.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a seta do vídeo, em cima, para aceder ao som... )))