Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

O meu neto Gonçalo: cativante jovem futebolista, quão lindo menino de Linda-a-Velha e não só…!

A vida tem de ter encanto para ser vivida, ao longo dos tempos. E que melhor encanto, depois de tempos românticos de namoro, casamento e nascimento dos filhos, que, volvidos tempos, a existência dos netos! Pois, então, como ter netos é ter afetos, eu também tenho os meus, que já são quatro. Desde que vi o primeiro a encantar-me a vida. E desse, além de seu encanto em saborear seu toque afetivo, desde bebé até ao tempo atual de infância em crescimento, também acresce o acompanhamento de sua vivência. Em cuja atividade de jovenzinho acresce sua energia e entusiasmo pelo desporto, sendo já praticante de futebol. Podendo-se assim dizer que é um futebolista em formação, jogando nas camadas jovens do clube de sua área de residência, no sul do país, mais concretamente nos arredores de Lisboa.  Tal o caso do Gonçalo, o Guga para a família, amigos e conhecidos, o meu neto mais velho, Gonçalo, que joga nos Infantis B do Sporting Clube de Linda-a-Velha.

Pois o Guga integra a equipa dos Infantis B 2010 do Linda-a-Velha (conforme o escalão referente aos nascidos em 2010). Clube que apesar de ter o nome de Sporting (como o Sporting de Lisboa ou o de Braga e o Farense, por exemplo) tem equipamento vermelho e branco, à Ajax da Holanda. Como quem lava melhor e torna tudo mais claro (à imagem do detergente desse nome que, na publicidade pelo menos, lava mais branco).

Como ele evolui em campo, em elegante postura!

(Ah... e o Guga, entre os admiradores, tem já como espetador atento o irmão - o meu neto mais novo!) 

Nessas andanças desportivas, ainda em fase formativa e sobretudo de divertimento, o Guga já se vai salientando. Embora sabendo que o mais importante neste tempo de formação são os estudos, porque nem todos poderão singrar na vida desportiva, visto serem poucos os que conseguem viver da vida futebolística. Mas por ora, e agora, há que ir vivendo a infância e assim ele vai sendo um dos bons valores da sua equipa. Onde joga normalmente como médio, quer à direita como à esquerda, mas também dá uma perninha a defesa central quando necessário. De tal modo que tem sido por vezes escolhido como capitão de equipa – sendo que a braçadeira de capitão costuma ser atribuída alternando de uns para outros conforme se distinguem em jogos ou treinos. E o Gonçalo no jogo mais recente, ainda este fim-de-semana, foi o capitão da sua equipa. Como se vê na foto, em que ele entra à frente da equipa respetiva, na oficial entrada em campo de todos os intervenientes.   

Beijinho de parabéns Guga. O avô da Longra, cá em cima no Norte – onde começou e houve nome de Portugal – torce muito por ti !

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))