Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Visitas de Presidência Aberta Municipal...

  

Foi com o Dr. José de Barros que no final da década dos anos 60, em plena Primavera de 1969, até ao verão desse ano ainda, começou a haver uma Presidência Aberta Municipal em Felgueiras, por via de visitas públicas e oficiais do Presidente da Câmara às fregesias do concelho. Tornando-se então esse causídico um Presidente muito apreciado, de modo que, apesar de acontecimentos posteriores que o retiraram dos Paços do Concelho, ele ficou na memória coletiva como pessoa de muito respeito, quer como antigo notário, quer como Presidente da Câmara, além posteriormente de Vereador Municipal, também, em suma como figura pública da vida da antiga vila e atual cidade de Felgueiras.

O Dr. José de Barros havia tomado posse como Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras em dezembro de 1968, e depressa começou a andar fora do gabinete presidencial para tomar contacto com as populações e a indagar sobre as necessidades locais, mesmo sabendo-se das condicionantes desse tempo do Estado Novo.

Ao ato de posse do Dr. José de Barros esteve presente o então Governador Civil do Distrito do Porto, Dr. Jorge da Fonseca Jorge (que na imagem se vê do lado esquerdo a aplaudir, estando do outro lado o antecessor na Câmara Dr. José Dias de Sousa Ribeiro e o pároco de Margaride Padre Urbano de Castro, popularmente conhecido por “Padre 90”).

Então, a sua presidência municipal logo de início revestiu-se de interessantes novidades, por ter enveredado por esse tal género de presidência aberta com visitas oficiais a todas as freguesias, no sentido de conhecer as realidades locais. Cujo périplo concelhio teve em cada freguesia autênticas receções entusiásticas, em esperanças que advinham também de certo ambiente de abertura da primavera marcelista prometedora, como ao tempo pairou.

De um desses exemplos, de parte da respetiva reportagem registada no jornal Notícias de Felgueiras, se fica com uma ideia disso.

No atual mandato municipal foram reeditadas as Visitas Abertas, mas agora apenas com autarcas do Município e das respetivas Juntas de Freguesia, em visitas da praxe a empresas e instituições locais, mais reunião conjunta entre os autarcas.

Contrastes da história...

Diferem pois as originais Visitas com as da atualidade, pois enquanto nas de 1969 era dado público conhecimento e havia hipótese do povo dizer de sua justiça, atualmente quando se sabe... já passou a caravana. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))