Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Ainda + alguns “considerandos” sobre a Longra – na passagem do 18.º Aniversário da vila entretanto ultrapassado…

 

Foi já há 18 anos a elevação da Longra a vila, "coisa" que além do mais pode ser sempre relembrada no livro na ocasião publicado...

Passado este ano mais um ano, dessa fase que deveria ter sido comemorativa mas que passou esquecida, não pode passar em claro algo mais. Porque há uma área oficial da zona considerada da vila, como consta na Câmara Municipal (além de também na Assembleia da República, mais na Torre do Tombo) e já foi até publicado, estando então a vila da Longra incluída num território definido. Não podendo assim iludir-se quem quer que seja com inaugurações quer fora do dia próprio, quer dentro da união de freguesias, mas fora da área urbana oficialmente atribuída à vila.

Posto isto, e por se estar ainda dentro deste período assinalável, recorde-se o que em tempo oportuno foi publicado no Boletim Municipal “Felgueiras + Informação”, de abril de 2007, sobre a Regeneração urbana e Mobilidade - Requalificação de Espaços Públicos nos Centros Urbanos – Longra; e de julho 2017 in “Regeneração Urbana Avança”… para se fazer cotejo ao que foi depois realizado e não está ainda completamente concluído. 


... Trazendo-se no caso apenas esses e estes exemplos, em vista de nas edições mais recentes do sucessor Boletim Informativo, primeiro intitulado “Atualidade” e depois simplesmente “Felgueiras”, nem ter constado nada da área urbana da Longra.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))