Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Memórias do mega passeio excursionista de todo o pessoal da Associação Casa do Povo da Longra, em 21 de Agosto de 2004… à Peneda!

O tempo passa mas as memórias ficam. Bem como passam as pessoas mas as instituições continuam e devem permanecer. Tal o exemplo duma inesquecível realização ocorrida a 21 de Agosto de 2004, ainda na gerência aqui do autor destas linhas à frente dos destinos da Casa do Povo do Povo da Longra. Como foi há 17 anos, já (pela conta deste lembrete de 2021, em que até coincide o dia em ser sábado, igualmente, neste ano em curso)… recordando-se o grande “Passeio” de toda a gente que se incluía e andava então nas atividades da Associação Casa do Povo da Longra. Como então fomos em inesquecível Excursão de convívio desde a Longra, passando por Guimarães, Arcos de Valdevez e Soajo, até ao santuário montanhoso da Senhora da Peneda, no cimo do parque natural da Peneda-Gerês.

Na ocasião foram 2 grandes autocarros cheios de passageiros de pessoal afeto à Associação Casa do Povo da Longra, indo todo o mundo devidamente esclarecido da essência de tal realização, conforme estava explicado no desdobrável panfleto escrito pelo presidente da instituição e que foi distribuído por todos os excursionistas logo à entrada nos autocarros, à saída da Casa do Povo da Longra.

Ocorrência essa que bem permanece nas boas recordações de muita e boa gente, quão faz parte da história da instituição Casa do Povo da Longra e das suas anexas seções, sendo que foi então toda a gente dos diversos departamentos que ao tempo existiam na casa, os Grupos do Rancho, dos Cavaquinhos, do Teatro e dos Fados, cujos elementos, mais os diretores e os associados que se quiseram associar, puderam assim confraternizar num dia pleno de convivência cultural e ambiental.

De tal dia, além de tudo o mais, ficaram as recordações impressas nas fotografias que cada um captou, como as que estão guardadas nos álbuns particulares do autor.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))