Chegada a Primavera em Portugal, com o equinócio respetivo a
incidir na parte do globo em que está Portugal perante o sistema solar, neste
tempo do calendário perfaz cem anos que, em 1918, nasceu no concelho de
Felgueiras, no Norte de Portugal, o cidadão Armando Teixeira, mais tarde
celebrizado como Frei Lucas Teixeira e por fim admirado como artista
iluminurista e poeta radicado no Brasil.
Sobre o mesmo, esse senhor das artes e pessoa de carácter, foi pelo
autor destas linhas publicado nos inícios já deste século XXI algo sobre ele,
através de alguns artigos evocativos no jornal Semanário de Felgueiras;
enquanto estava destinado um trabalho biográfico para incluir num livro que
esteve em vista, mas por falta de apoios, para a necessária viabilidade publicista,
tem estado guardado à espera de melhor sorte. Do qual, enquanto isso, por agora se completar a soma do seu centenário de nascimento, para aqui se transpõe o texto
alusivo e algumas imagens, em sua homenagem.
Numa espécie de pesquisa de preservação divulgativa, a
escabichar sobre temas que jazem algo esquecidos ou mesmo desconhecidos da
generalidade conterrânea, qual roteiro por factos e personagens dignos de nota
do interesse Felgueirense, damos ensejo a um nome que bem merece admiração por
seu valor, pelo prestígio alcançado aquém e além fronteiras, como pelos seus
dotes artísticos e engenho de conseguir transmitir sentimentos, em suma por
quanto honrou e glorifica a terra Felgariana – o antigo monge beneditino,
depois unicamente cidadão e sempre artista e poeta, Lucas Teixeira.
Natural de Varziela, onde viu a luz do dia a 23 de Março de
1918, recebeu o nome de Armando no batismo. Tendo ficado apenas com um
sobrenome, atendendo à coincidência de ambos os progenitores serem do mesmo
único apelido, sendo filho de Américo Teixeira e de Margarida Teixeira, casal
honrado que soube legar bons princípios ao filho.
Muito pequeno ficou sozinho com a mãe e uma irmã também
pequena, pois seu pai rumou ao Brasil quando o filho ainda tinha apenas 3 anos.
O pai era então “chofer” do antigo senhor da Casa do Sindicato, de Varziela
(agora conhecida por Bom Repouso), o qual levou consigo o empregado, como seu
motorista, para o Rio de Janeiro. Nos primeiros anos ele ainda escrevia
regularmente à mãe de seus filhos, enviando-lhe um dinheirito para o sustento
dela e do casal de filhinhos que muito amava. Mas, como diz o ditado “longe da
vista…”, acabou por se deixar seduzir por uma criada do patrão, a qual,
julgando-o viúvo, se casou com ele e lhe deu uma outra filha… perdendo-se os
laços físicos e familiares com a prole em Portugal. Enquanto a legítima esposa,
mãe de Armando, se desdobrava em canseiras, dando horas em casas ricas de Rande
(onde antes fora criada de servir, em solteira), como também fazia em sua casa
lavores domésticos e ainda vendia ovos caseiros de galinhas que criava, fazendo
pela vida para manter os filhos…
Assim, Armando Teixeira, de sangue Felgueirense fecundo,
oriundo de uma família de parentela numerosa (visto uma sua avó, nascida na
Pedreira, ter sido mãe de 18 filhos), teve apenas de pai e mãe uma sua irmã,
Elvira, que faleceu na flor da idade, aos 20 anos, ficando sepultada no
cemitério de Pedra Maria (a Virinha, a quem o irmão depõe uma açucena em verso,
aquela flor de pureza, “cecém” colocada num soneto que merece honras, de
apoteose, mais adiante desta junção apreciativa).
Para melhoria de vida e poder estudar, como era costume no
tempo, Armando Teixeira entrou num seminário conventual, onde acabou por se
adaptar e seduzir pela vida religiosa. Professou na Ordem Beneditina em
Singeverga, tendo ingressado em 1929 nesse convento, onde depois concluiu o
curso de Humanidades e mais tarde, em 1934, ao receber o hábito preto de S.
Bento adotou o nome Lucas, tal como em 1937 fez votos solenes e em 1941 foi
ordenado presbítero, ficando então a chamar-se Frei D. Lucas Teixeira.
Dedicou-se ao estudo e execução de iluminuras, tendo sido
bolseiro em 1946 pelo Instituto da Cultura. De suas mãos saíram excelentes
trabalhos da arte iluminista para arquivos, museus e bibliotecas, merecendo
realce uma ilustração em livro de Polifonia realizada para oferta ao Marquês de
Rio Maior, bem como um outro trabalho que, servindo de prova do aproveitamento
da referida bolsa de estudo, ofereceu ao antigo diretor do museu de Arte
Antiga, Dr. João Couto. Segundo o que ficou registado, nas enciclopédias mais
completas, executou diversas obras nesse «difícil género», algumas das quais
enriqueceram o arquivo do mosteiro de Singeverga.
Das suas exposições de iluminuras, constam catálogos na
Biblioteca Nacional, de Lisboa, referentes a exposições no Porto, em Lisboa e
São Paulo-Brasil, de 1950 a 1952 e 1954.
= No tempo de clausura, o artista, então D. Lucas Teixeira,
concentrado no seu apaixonado mister, com a cógula de monge bento.
Ilustrativo da sua obra, foi publicado em 1952 um estudo
intitulado “A arte da iluminura / Dom Lucas Teixeira”, inserto como separata no
Boletim Cultural de Santo Tirso. Como em 1954, no Porto, teve luz outro estudo,
intitulado ”Iluminuras de Dom Lucas Teixeira”, com apreciações sobre exposições
antes realizadas em 1949 em Lisboa, em Santo Tirso no ano de 1951, em Braga em
1952, no Porto em 1952 também, e servindo de catálogo a Exposição em São
Paulo-Brasil, nesse ano de 1954.
Referente à primeira Exposição de 1949, no Palácio Foz em
Lisboa, difundiu o jornal Diário de Lisboa: «Em pleno século XX, cheio de
descrença artística, confuso de ideais estéticos, num verdadeiro milagre de
inspiração, surge em Portugal, um grande iluminador. Tudo à sua volta se
congregou para que o seu trabalho de excelsa beleza, ungido da graça religiosa,
suave na sua policromia vitralesca, delicado de infinitos e quase microscópicos
lavores, florescesse numa plenitude admirável de dons e de virtudes graciosas e
puras. Quem é este artista, fora do seu século, que vem renovar a tradição dos
nossos pergaminhos, numa pintura delicada e fina, em que o céu fala com a
terra, através de uma alma em êxtase?...»
Como que em resposta, em “Vita Plena”-1950-1951/ ”À volta dos
Iluministas portugueses”, apareceu escrito: «O amor pelo desenho vem-lhe da
infância. Depois, (como escreveu Hipólito Raposo), rezando, começara a pintar,
e, pintando continuaria a rezar... Até que, em 1949, é à força que se mostra
numa Exposição do Palácio Foz. S.ª Eminência, o sr. Cardeal Patriarca digna-se
inaugurá-la. E a cidade de Lisboa acotovelou-se ali durante semanas na ânsia de
admirar aquela maravilha. Até o rei de Itália por lá passa e não se desonra de
pedir o autógrafo ao monge simples. A imprensa entusiasma-se. Os melhores
críticos de arte, os mais exigentes, todos concordam num brado de surpresa...
Muito e muito diríamos agora dos triunfos de D. Lucas Teixeira; preferimos,
porém, resumi-los, citando um jornal inglês que o considera dos melhores
iluministas do nosso tempo... É de ver a perfeição arrojada com que borda as
tarjas. Sobre um colorido forte e gostoso, eis que voam os passarinhos e os insetos,
caminham os caracóis, as florzitas estão assim ali vindas do canteiro, as
joaninhas e as lagartas são coisa viva, e os frutos apetecem. E tudo num tom de
côr tão equilibrada, tão de molde, tão escolhida! A circundar, em fios de luz e
a salpicar os vazios, deslumbra o ouro brunido de cuja aplicação D. Lucas tem o
segredo...» E o Jornal de Notícias, aquando da Exposição de 1952 no Museu
Soares dos Reis, referiu: «...Nunca é demasiada a referência laudatória às
possibilidades criadoras mais que sobejamente demonstradas... D. Lucas
Teixeira, monge beneditino e mestre de iluminuras rejuvenescendo com a sua arte
rara, um género de decoração e pintura que tudo fazia crer não mais se
levantasse do pó dos arquivos, bem merece, pelo devotado culto ao seu ofício de
artista, pelo enriquecimento com que vem dotando o património nacional, toda a
sincera admiração dos que sabem colocar bem alto os maiores valores do
Espírito.»
De sua vasta obra, enquanto Religioso Beneditino, tiveram
relevância trabalhos com que iluminou documentos, tais como a Mensagem das
Mulheres Portuguesas ao Santo Padre; Mensagem do Distrito do Porto a Carmona e
Salazar; a Regra de S. Bento; Mensagem da Câmara de Sintra a Sª Exª o
Presidente da República Portuguesa (1954-Craveiro Lopes); o Diploma de Batismo
pertencente à igreja de Fátima de Lisboa; a Mensagem do Congresso Internacional
dos Médicos Católicos, reunido em Dublin no ano de 1954, ao Santo Padre Pio
XII; assim como o texto da consagração de Portugal a N.ª Sª de Vila Viçosa foi
iluminado por si para a Casa de Bragança. Entre outras obras suas, depositadas
em mãos de personalidades nacionais, Salazar teve o “Painel dos Pescadores, do
Políptico Veneração de S. Vicente, de Nuno Gonçalves”, pergaminho iluminado de
1948, incluindo um soneto do mesmo autor do desenho, Frei Lucas Teixeira. E
ainda os seus “Auto da Cidadania” e “Senhor dos Passos”, também de 1948,
ficaram pertences do Cardeal Cerejeira.
Entretanto, participou em muitas mais exposições, entre as
quais a (referida no catálogo antes registado) do IV Centenário da Cidade de
São Paulo, no Brasil, que teve repercussão no seu futuro.
Foi monge sensivelmente até entre os 37 aos 38 anos de idade. Após isso, depois de
percurso passado por Singeverga-Santo Tirso, pelo Porto, Coimbra e Lisboa,
entre outros pontos de passagem e residência conventual, havendo verificado que
sua vocação não estava no encerramento monástico, regressou à condição de
cidadão normal. Enveredou então definitivamente pela carreira da arte de
iluminuras, em que passou a assinar os seus trabalhos por Lucas Teixeira, nome
que mais tarde encerrou também composições poéticas de encher a alma.
Para se afirmar, contudo, precisou rumar ao Brasil, e aí,
«recebeu tantas encomendas e convites para dar aulas que acabou ficando».
Por isso, diversos artistas brasileiros se orgulham e
vangloriaram de nomearem o facto de terem tido o «português Lucas Teixeira» por
professor de iluminuras, como acontece em constar honrosamente, por exemplo, no
currículo de Maria Amélia Arruda Botelho, natural de São Paulo e figura
cultural do Brasil inteiro, saliente pintora, escultora, memorialista,
pesquisadora folclorista e ficcionista.
Entretanto, ficara fixado Armando Teixeira na grande nação
irmã a partir de 1954, onde estabilizou sua vida, «bem casado com uma
portuguesa transmontana», com a qual constituiu prole bem sucedida, pai de dois
filhos brasileiros, que lhe deram quatro netos «e a alegria de os ver bem
situados na vida» e onde foi sendo «feliz, muitíssimo feliz».
= Instantâneo visual de seu paciente e minucioso labor
iluminarista
Antes, quando chegou ao Brasil, apressara-se Armando a
procurar o pai no Rio de Janeiro, sabendo então que ele tinha falecido e o que
de permeio acontecera… Como também, soube que ele, já no leito da morte, deu à
filha do seu pecado, para ser entregue ao filho, caso ela um dia viesse a
encontrar no Brasil seu irmão de Portugal, o relógio que sempre o acompanhara
desde a pátria… e inspirou ao filho, depois, um lindo poema da lavra de Lucas
Teixeira:
Relógio que se usava no passado,
No bolso do colete masculino.
Agora, está comigo, pendurado
Num preguinho, sem corda, sem destino.
Um “Omega” de lei. Bem regulado,
Só não batia as horas como o sino
Da igreja onde eu fora batizado,
Porém no acerto delas era fino.
Agora está parado. Eu vou indo,
Vendo as horas do tempo feio ou lindo
Passar na minha vida que se esvai.
Ainda que pareça, não é de ouro,
Mas no meu coração vale um tesouro,
Por ter sido o relógio do meu Pai.
Conseguiu, depois, ter também junto de si a sua mãe, que
puxou ao seu encontro à terra acolhedora, onde ela veio a falecer mais tarde e
ele lhe dedicou um lindo livro de poemas ilustrados.
Sem jamais se reencontrarem os progenitores, falecidos e
sepultados no Brasil, tendo o pai ficado tumulado no Rio de Janeiro e sua mãe
em São Paulo («onde espero juntar os meus restos mortais aos de minha Mãe»,
como transmitiu numa missiva ao autor destas notas).
Residiu Armando Teixeira primeiro na grande cidade
cosmopolita de São Paulo e depois na mais calma e acolhedora cidade de
Piracicaba, do mesmo Estado de São Paulo, em situação estável e boa posição
social. Havendo-se dedicado a traduzir do Latim importantes autores clássicos,
enquanto continuou a produzir «suas belíssimas iluminuras» que, inclusive,
muitas vezes foram expostas em salas Paulistas. Tendo, entre muitas distinções,
uma sua iluminura, com aquele soneto de Camões do «Amor é fogo que arde sem se
ver...», exposta no 45º Salão Paulista de Belas Artes, obtido medalha de ouro.
De uma das suas Exposições, no caso realizada em Piracicaba,
na Casa do Médico, à Avenida Centenário, o Caderno Cultural do Jornal de
Piracicaba de 18 de Junho de 1999 referiu-se-lhe como «Um pouco da arte milenar
que ajudou a preservar manuscritos e ensinamentos antigos, pode ser vista...
(em) exposição, que reúne 20 trabalhos, de iluminuras de Lucas Teixeira.
Iluminuras são ilustrações de um texto ou poema feitas em pergaminho, com
letras góticas ou desenhadas, em cores e ouro, arte que remonta os tempos
anteriores à imprensa, quando os livros precisavam ser feitos à mão... Arte
minuciosa, que exige paciência beneditina e até meses para concluir um único
trabalho. Entre as muitas obras feitas por encomenda figuram iluminuras para o
ex-presidente Juscelino Kubitscheck e para presentear o Papa João Paulo II em
sua primeira visita ao Brasil.»
= In “Jornal de Piracicaba” de 18 - 6 – 1999
Entre as experiências que pôde experimentar no Brasil,
conta-se um saudoso encontro com o seu amigo e historiador Matoso, em
reencontro acontecido com aquele antigo confrade, o distinto historiador
nacional José Mattoso. Esse professor catedrático, fora anteriormente também
monge beneditino, na abadia de Singeverga, tendo depois regressado à vida
laica, após que passou a desenvolver ações académicas e, além de aturado e
valioso trabalho no âmbito das ciências históricas, também ficou a exercer
funções na direção do Instituto dos Arquivos Nacionais, em Lisboa. Conforme
recordou o sr. Armando Teixeira: «Eu conheci o José Matoso em Singeverga. Já
então deixava antever o futuro brilhante que o esperava. Quando ele veio a São
Paulo, em missão cultural, tivemos a oportunidade de nos ver e abraçar».
Entretanto, sob temperatura escaldante do país do samba,
Armando (Lucas) Teixeira obteve alta saliência nas artes e nas letras,
sobressaindo também como poeta nas horas livres de tradutor e da arte
iluminurista. Esse nome, Lucas Teixeira, tirando o título de sua profissão
religiosa, de que abdicara, acabou por ficar como nome artístico deste
Português de Felgueiras, proeminente quer como autor de iluminuras ou como
poeta, capaz de ilustrar obras literárias através de «milagres de pergaminho,
ouro e tintas da sua arte paciente e piedosa» quais «verdadeiros poemas as suas
iluminuras» eram; tal qual em dom poético foram considerados «verdadeiras
iluminuras os seus poemas»! De sua lavra saíram lindos versos enfeixados em livros,
cujas capas foram ilustradas por si na veia do artista de mãos e pensamento que
foi Lucas Teixeira, tendo escrito em verso obras intituladas “Na Mão de Deus”,
cuja publicação ocorreu no Brasil em 1958 («onde deixo transparecer o
sofrimento moral durante a minha vida de monge, para a qual não tinha vocação»,
como confessou em missiva pessoal ao autor destas anotações, num contacto de
2006, já em veneranda caminhada com 88 anos...), como também “O Teu Retrato,
Mãe”, edição de 1960 (contendo igualmente ilustração própria das páginas),
“Portugal Que Não Se Esquece”, com duas edições em 1965, e “Portugal Pecado e
Graça”, saído em São Paulo no ano de 1984.
Com genuíno cunho artístico, de complemento do que tanto fez
na ilustração como em verso, nos seus livros foi cantando e ilustrando o que
lhe ia na alma, em soneto «desenhando o todo e vero Portugal: a preclara
língua, a vindima, a procissão, os santos, as cidades, os monumentos...». Ao
mesmo tempo em que deixava laivos de saudade quando relembrava, sob mote dos
rios de sua afinidade telúrica,
--------
«O outeiro do meu sol tinha na falda
O Sousa com peixinhos franciscanos.
O Vizela aspergiu-me os negros panos
Da cogula de monge... e, curva a espalda...».
Tanto quanto o próprio torrão natal, como que sempre
presente:
«Ouço o tocar dos sinos na capela,
Onde, a sorrir, na festa tão singela,
Eu fazia a Primeira Comunhão.
– Pedra Maria, meu jardim de infância,
Envolta nas neblinas da distância,
Tu me inundas de Sonho o coração!».
Enquanto ia remetendo missivas como
«Ó minhas cartas, asas de alma, ide
Levar minhas saudades céus além.
Fique a primeira ao pé de Margaride,
Em Varziela, minha terra. Amém.»
Este insigne Felgueirense, constante das melhores
enciclopédias e da base nacional de dados bibliográficos, está honrado na
toponímia da sede concelhia, havendo na cidade de Felgueiras, desde 1993, muito
depois de ele ter abandonado a vida religiosa, portanto, uma artéria denominada
Rua Frei Lucas Teixeira – facto que ele desconhecia ao tempo da sua última
visita presencial à “terrinha”, que teve oportunidade de satisfazer em 1995.
(Foi o autor destas linhas que lhe deu conhecimento do
facto, em contacto obtido, muito depois. Tendo, através de conhecimento surgido
de crónica que se lhe dedicou em 2002, no Semanário de Felgueiras, havido
possibilidade de enriquecer mais a admiração por tão fascinante personagem.)
*
Passados anos, pujante de encanto artístico e sentimento
português, já passada conta de mais que dois carros (na linguagem antiga das
terras de Felgueiras, no termo popular, quanto à idade), em princípios de 2007
o sr. Armando (Lucas) Teixeira ofertou ao autor uma composição em pergaminho,
cujos versos falam por si. Algo que, apesar do desenho não ter ficado iluminado
a ouro e cores, como se entende por já estar então na casa dos 89 anos (mas,
para ele, apenas, «porque a minha vista não está em condições de o fazer,
devido a uma recente operação de catarata»), é coisa que só vista e sentida...
Afinal, de que melhor que quaisquer palavras, fala a reprodução que se junta. E
de cuja caligrafia gótica se respiga o lindo e tocante conteúdo:
«Ao meu ilustre patrício
Armando Pinto ofereço
amostras do belo ofício
que Deus me deu. Agradeço
as referências honrosas
a este iluminurista,
como pétalas de rosas
no meu caminho de artista.
Há uma rua com meu nome,
na cidade de Felgueiras?!
Essa honra não me tome
as alturas verdadeiras
da monacal humildade
com que faço iluminuras,
por vocação e vontade,
com flores, ouro e figuras.
Entre centenas que fiz,
no mosteiro, como frei,
uma me fez infeliz,
por isso, triste, a rasguei...
Livre dos votos de monge,
e castidade – fui longe
com Deus por minha defesa.
Do Brasil, onde estou bem,
Do Brasil, onde estou bem,
saudoso, irei à «Terrinha»
colocar uma cecém
sobre a campa da Virinha.
Na de minha Mãe que veio
p’ra São Paulo, no meu trilho,
margaridas são o enleio
do meu coração de filho.
Oh! que lembranças saudosas
da Longra, de Varziela,
da Lixa, Unhão e Barrosas,
numa paisagem tão bela!
A pombinha da saudade,
quando a solto, vai e pousa
num choupo da minha idade,
na margem do rio Sousa.
Casas fidalgas de Rande
e da Torre! Delas são
as senhoras de alma grande,
que me davam mel e pão.
Minha Mãe, quando solteira,
teve-as por suas patroas,
caridosas, de mão cheia
para os pobres. Almas boas!
Na cidade de Felgueiras,
onde fica a tal artéria
com meu nome? Nas ladeiras
do monte de Santa Quitéria?
Faz setenta e poucos anos
que lá soltei um balão
que dois meninos ciganos
trocaram por meu pião.
Terras da minha saudade,
será que vos torno a ver?
Com tão avançada idade,
só me resta bem morrer.
Enquanto for vivo, espero
continuar, como artista,
distante da nota “zero”.
Deus fez-me iluminurista.»
Lucas Teixeira
Piracicaba
SP – Brasil
Janeiro
de 2007
= Postais dentre a correspondência trocada ao longo dos seus últimos anos, além do que ia sendo transmitido em cartas. Servindo de ilustração algumas iluminuras de sua autoria nos rostos dos postais (editados pelas Edições ORA & LABORA, do Mosteiro de S. Bento de Singeverga, Portugal). Repare-se na referência feita a ter oferecido os seus livros de poemas à Biblioteca Municipal de Felgueiras.
= Algumas imagens das suas obras, cujas gravuras ainda fazem
parte de postais natalícios vendidos no mosteiro de Singeverga =
Na felicidade do contacto possível, com grande honra o autor
teve dedicatória ainda de dois sonetos, em género de missivas poéticas (ambas datadas
de Piracicaba SP Brasil – Fevereiro de 2007):
Felgueiras
I
Vila, no meu bom tempo de criança,
És agora cidade. Eu te saúdo.
Em mim e em ti, Felgueiras, que mudança!
Nos anos do vintém e do escudo,
Em tua vida simples, quieta e mansa,
Havia procissões e, pelo Entrudo,
Música no coreto e muita dança;
No Natal, rabanadas, “porto”, tudo.
No Brasil, saboreio a doce história
Do pão de ló de Margaride, glória
Dos velhos tempos e sabor dos novos.
Sendo eu menino, à Casa que o fazia,
A minha Mãe, p’ra termos pão, vendia
O que juntava das galinhas: - ovos!
II
A Vila progrediu em cada artéria,
No comércio das ruas e das feiras.
Não entrou nela a bruxa da miséria
Escorraçada pelas bordadeiras.
A paz do Monte de Santa Quitéria
Alto pendão do povo de Felgueiras,
Conduz a sua gente, gente séria,
Ao cume das alturas verdadeiras.
Hoje é Cidade. Para ser mais bela,
Juntou-se, num abraço, a Varziela
Onde eu nasci, saudável, sem parteira.
Uma das ruas, (não sei qual)
Por eu ser de Felgueiras – Portugal,
Tem o meu nome que é: Lucas Teixeira.
Depois disso, Felgueiras continuou, ainda, a honrar este
eminente Felgueirense, como aconteceu com o nome dado a um estabelecimento de
educação infantil, ao que sucedeu com a criação, em 2007, na cidade de
Felgueiras, dum “jardim infantil” (pré-escolar) que, por ficar situado na rua
com seu nome, ficou denominado “Jardim de Infância Frei Lucas”, de Margaride,
onde funciona também o Centro Escolar da zona estudantil da cidade, ao lado da Escola Preparatória Manuel de Faria e Sousa (e aí também rua com o mesmo nome, do patrono desse estabeleciemnto do antigo Ciclo Preparatório, como ainda é conhecido).
Armando “Lucas Teixeira” faleceu no dia 28 de Abril de 2013, pelas 22 e 30 horas da noite, aos 95 anos… «sem sofrimento, levado pelos anos» – como nos referiu sua filha, depois. Já com uma bonita idade e vida preenchida, diremos nós. Deixemos então seguir a descrição da mesma, sua filha (Drª Maria Margarida), pela minúcia e ternura que demonstra e se revela interessante:
«…Minha mãe, meu irmão Augusto e eu estivemos ao lado dele durante todo o seu último sono. Nos últimos tempos era assim que passava, dormindo. Meu pai deve ter tido um pequeno derrame que lhe tirou o movimento de andar e o deixou desgostoso com a vida, mas estava lúcido.
«…Minha mãe, meu irmão Augusto e eu estivemos ao lado dele durante todo o seu último sono. Nos últimos tempos era assim que passava, dormindo. Meu pai deve ter tido um pequeno derrame que lhe tirou o movimento de andar e o deixou desgostoso com a vida, mas estava lúcido.
Logo pela manhã desse domingo de abril se passou algo muito curioso, principalmente pela adoração que meu pai tinha pelos pássaros e os animais pela casa dele. Sempre apareciam, de uma forma ou de outra. No lado de fora da porta de entrada há pregado um São Francisco em madeira com os braços abertos a recebê-los, se assim posso dizer.
O enfermeiro após ter feito os cuidados da manhã trouxe meu pai para a sala da casa e o colocou na cadeira em que sempre ficava desde que não pode mais andar. A porta da rua estava aberta e por ela entrou um passarinho que sobrevoou sua cabeça, pousou ao lado dele e logo em seguida foi pousar em uma das iluminuras feitas por meu querido pai e que estava pendurada na parede do lado oposto da janela da sala. O enfermeiro preocupado com o passarinho foi abrir a janela para ele sair e, então, a ave saiu pela mesma porta por onde entrou. Quando minha mãe chegou e soube do acontecido ficou certa que devia chamar os filhos para a despedida.
Não sou historiadora como o amigo, mas penso que valorizar a história é reconhecer a nossa própria existência. Dessa forma, meus sinceros agradecimentos pelo reconhecimento ao meu pai. Parafraseando o autor israelense Amós Oz onde em um trecho de seu livro diz: “a gente vive até o dia em que morre a última pessoa que se lembra de nós".»
Que melhor final, que aquela narrativa e, por fim, esta citação sintomática?! Pela nossa parte fazemos o possível e nisto, aqui também, fizemos o que a inspiração investigadora nos proclama.
Obs (conf, Internet).: «Nota de falecimento em abril de 2013, no Obituário, d’ A Província, de Piracicaba - ARMANDO TEIXEIRA, faleceu anteontem (dia 28) na cidade de Piracicaba aos 95 anos de idade e era casado com a Sra. Maria Amélia Teixeira. Filho do Sr. Américo Teixeira e da Sra. Margarida Teixeira, ambos falecidos. Deixa os filhos: Augusto Teixeira casado com Nilza Akemi Tsutiya e Maria Margarida Teixeira Moreira Lima casada com Jofelo Moreira Lima. Deixa ainda netos. O seu corpo foi transladado em auto fúnebre para a cidade de São Paulo e o seu sepultamento deu-se ontem as 15:00 hs no Cemitério Gethsemani naquela localidade, onde foi inumado em jazigo da família.»
Obs (conf, Internet).: «Nota de falecimento em abril de 2013, no Obituário, d’ A Província, de Piracicaba - ARMANDO TEIXEIRA, faleceu anteontem (dia 28) na cidade de Piracicaba aos 95 anos de idade e era casado com a Sra. Maria Amélia Teixeira. Filho do Sr. Américo Teixeira e da Sra. Margarida Teixeira, ambos falecidos. Deixa os filhos: Augusto Teixeira casado com Nilza Akemi Tsutiya e Maria Margarida Teixeira Moreira Lima casada com Jofelo Moreira Lima. Deixa ainda netos. O seu corpo foi transladado em auto fúnebre para a cidade de São Paulo e o seu sepultamento deu-se ontem as 15:00 hs no Cemitério Gethsemani naquela localidade, onde foi inumado em jazigo da família.»
ARMANDO PINTO
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Muito bonito o trabalho de pesquisa e de homenagem do Sr. Armando Pinto, valioso historiador de sua terra e sua gente, ao um grande iluminurista português de nome artístico Lucas Teixeira. Neste ano de 2018 faria 100 anos, mas seguiu seu caminho espiritual em 2013 e nos deixou muita saudade e um legado de vida e de arte que merece ser conhecido e compartilhado. Nossos agradecimentos ao amigo, patrício e xará de Armando Teixeira. Grande abraço de Margarida Teixeira Moreira Lima e família
ResponderExcluirPessoas assim nunca morrem, tendo quem as lembre, saiba e consiga valorizar. Que as entidades oficiais também cumpram seu papel, será de esperar.
ResponderExcluirBela historia
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