terça-feira, 30 de julho de 2013

Colóquio de Homenagem a Francisco Sarmento Pimentel


Esta terça-feira, dia 30, pelas 21 horas, vai decorrer uma homenagem a um ilustre Felgueirense, na Casa da Torre. Em Rande - Felgueiras: Colóquio evocativo sobre Francisco Sarmento Pimentel, autor da 1ª Travessia Aérea Portugal-Índia (homenagem com uma representação de Goa).

Com efeito, segundo nota divulgada, «a Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com a Junta de Freguesia de Rande, está a promover um colóquio sobre Francisco Sarmento Pimentel piloto-aviador, natural da freguesia de Rande. A iniciativa realiza-se na casa onde nasceu Sarmento Pimentel.


Com este colóquio a autarquia pretende dar continuidade ao projeto de reconhecimento de valores municipais e de reflexão sobre a importância dos elementos históricos, patrimoniais e culturais do concelho, por considerar serem de grande importância para a divulgação do concelho.

Sarmento Pimentel foi autor da proeza da travessia aérea entre Portugal-India, a 1 de Novembro de 1930 e, acompanhado pelo capitão Moreira Cardoso, tripulou o avião batizado com o nome de Marão.

No colóquio estará uma Indiana, natural de Goa, que fez estudos e pesquisas sobre a chegada dos dois pilotos à India, concretamente a Goa e Diu, Dr.ª Maria de Lourdes Bravo.

O colóquio será enriquecido com vários momentos musicais e de declamação de poesia.»


Como ilustração da atividade pública deste heroico conterrâneo, de quem o autor foi amigo e do qual publicamos extensa biografia curricular no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997, juntamos algumas imagens alusivas, quer da participação no Raid da Amadora a Goa, mais conhecido por Travessia de Lisboa-Portugal até à Índia Portuguesa, assim como de sua última estada na Casa da Torre e em visita ao museu do Ar, junto à vitrine dedicada à viagem pioneira do avião Marão. E na pertinência também outras do autor, mais tarde, junto à mesma vitrine, em visita pessoal ao Museu do Ar de Alverca.


A propósito, recorde-se anteriores referências que lhe fizemos na blogosfera, num dos nossos espaços da Internet:
 (clicando sobre os links) em

e



Armando Pinto

== Clicar sobre as imagens, para ampliar ==

Um comentário:

  1. A composição de 3 fotos é extraordinária e os fotógrafos, d'Souza & Paul, eram os mais respeitados de Goa. A loja de fotografia ainda existe no coração de Panjim

    ResponderExcluir