Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 27 de março de 2025

De vez em quando… Curiosidade locais: Uma licença de uso de isqueiro, como foi usual durante o Estado Novo !

 

Aqui está uma interessante curiosidade, de interesse histórico local, regional e nacional, desconhecida por certo de gerações recentes, quase esquecida de anteriores e possível de ser lembrada por antigos conterrâneos e cidadãos nacionais. Tal o caso de antigamente, durante o período político conhecido por Estado Novo, ter sido necessário “tirar licença” para quem usasse isqueiros e outros ”acendedores” em público. Nesse tempo em que era costume entranhado quase todos os homens e algumas mulheres fumarem em qualquer sítio. Mas como havia fábricas de fósforos de interesse governamental, foi estabelecido oficialmente esse procedimento desde 1937, ou seja a partir que o regime político de Salazar se apertou mais. Então passou a ser de lei a necessidade de licença anual para quem acendesse os cigarros em público por outro meio que não fósforos. E não era brincadeira, sendo por vezes visto haver vistorias a fumadores, pela "Guarda" (como popularmente era chamado antigamente aos militares da GNR). Lei essa de tal obrigação que durou muitos anos. Como se pode ver por uma licença, devidamente selada, como era obrigatório, datada de 1970. De quatro anos antes do fim do regime, como se sabe. 

Extensivamente, é essa licença outra curiosidade também de interesse local, pois foi do Padre Joaquim Sampaio, natural de Rande, do concelho de Felgueiras, passada quando ele era ainda pároco no concelho do Marco de Canaveses, nas paróquias de Várzea de Ovelha e Aliviada. Dando assim para relembrar também esse antigo sacerdote que mais tarde regressou à terra natal, quando se aposentou, tendo falecido na Longra em 1993.

Coisas de tempos idos, da coisa pública que será de interesse coletivo relembrar, dar a conhecer e preservar . Por entre algumas curiosidades que de vez em quando por aqui vão tendo vez.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário