Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

De vez em quando… Uma lembrança literária de tempos idos!

 

Entre recordações coletivas, também algo pessoal desta vez.

– Sessão solene na Câmara Municipal de Felgueiras, ao tempo da presidência do Dr. Machado de Matos, em Dezembro de 1984. Alusiva ao Foral Manuelino de Outubro de 1514. Sobre o qual foram as crónicas do concurso literário "III Jogos Florais de Felgueiras", no caso com atribuição duma Menção Honrosa: 

Entrega do respetivo diploma (curiosamente datado de outubro) e algumas lembranças, pelo sr. Manuel Bragança, antigo secretário da Câmara Municipal e autor de 2 livros de temas felgueirenses. Tinha eu 30 anos e ainda não havia publicado nenhum livro, mas andava já há anos a trabalhar para um, embora noutro assunto, para escrever o livro da história de Rande e arredores (o "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras"), publicado em 1997, quando houve o patrocínio do jornal Semanário de Felgueiras. Quem apreciou bem, na ocasião da entrega das lembranças, então em 1984, foi o meu filho, à época com 6 anos, pois foi entregue juntamente uma pequena embalagem com Cavacas de Margaride, que não chegaram ao fim da sessão… naquela tarde de sábado assim mais doce, em fins do Outono.

Nessa ocasião recebi convite para escrever no jornal Notícias de Felgueiras, estando ali presente o Dr. Miguel Mota, filho do proprietário e diretor do mesmo, ao tempo também redator daquele periódico semanal (e mais tarde diretor d' O Jornal de Felgueiras, onde também escrevi depois, por conseguinte, nesse jornal extinto praticamente com a morte desse seu jovem diretor). Havendo eu entretanto ainda colaborado no Notícias de Felgueiras de 1985 a 1995, até em 1996 ter passado a colaborar no Semanário de Felgueiras. 

Na imagem veem-se, além de dois dos componentes da mesa, também alguns personagens da vida pública felgueirense desse tempo, quase todos já desaparecidos.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário