Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 25 de julho de 2020

“Mensageiro de S. Vicente de Paulo” – Revista da Congregação da Missão / do Seminário de Felgueiras


Foi por estes dias enriquecida a biblioteca particular do autor, aqui deste blogue, com alguns números muito antigos da também antiga “Revista dos Lazaristas Portugueses e das suas Missões Africanas – das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo – da Associação da Medalha Milagrosa – das Filhas de Maria Imaculada – e de todas as Obras Vicentinas”. Espécie de boletim, com Redação e Administração no Seminário de Santa Teresinha. O famoso “Mensageiro de S. Vicente de Paulo”, que fez história e faz parte da história.

Embora fosse e seja uma publicação de temática relacionada com essa mesma Ordem Vicentina dos Padres da Missão, Irmãs Vicentinas e outras instituições de sua envolvência, tem assuntos de interesse de Felgueiras, sendo de elementos dos também antigos Seminários de Santa Teresinha, no Burgo de Pombeiro, e S. José, de Oleiros-Lagares, dos Padres e Seminaristas, mais santuário e casa conventual do monte de Santa Quitéria, das Filhas de Caridade, como se sabe. Havendo, como sempre em publicações com alguma relação, qualquer coisa de interesse de história local. Tocando deveras à memória coletiva.


Trata-se de 4 números avulsos, obviamente, dos anos de 1947 e 1949, ainda da era do Padre Henrique Machado, ao tempo diretor do mesmo Mensageiro e reitor do Santuário de Santa Quitéria.

Armando Pinto - 25 de julho de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário