Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Feira Regional num Estabelecimento de Ensino da área de Lisboa com produtos felgueirenses...!


Como curiosidade e também com orgulho de nível afetivo, registamos um facto que merece relevo: - Felgueiras, como parte importante da região norte e integrante do Douro Litoral, teve produtos locais em acontecimento ocorrido num estabelecimento de ensino de renome na área circunvizinha de Lisboa, através de produtos regionais patentes a dignificarem a representação da província dominante do distrito do Porto.


Com efeito, tendo decorrido na passada sexta-feira, de meio deste fevereiro, uma Feira Regional no âmbito das atividades da turma da 3ª Classe do Externato Padre António Vieira, em Linda-A-Velha (concelho de Oeiras), realização essa de mega-produção que como tal e por norma acontece de quatro em quatro anos (quando coincide a organizadora ser a professora da respetiva 3ª classe, em tal período quadrienal), a região de Felgueiras esteve também e bem representada. Quer através de boa prestação do neto mais velho do autor destas linhas, o Gonçalo, aluno desse estabelecimento de ensino, e extensivamente com alguns artigos de culinária regional e doçaria tradicional de Felgueiras. Consistindo esse evento numa Feira Regional expositora de particularidades das diversas regiões do país, como forma de proporcionar um melhor conhecimento geral sobre o país real. Incluindo atividades demonstrativas de danças e cantares regionais de cariz emblemático de algumas das áreas em apreço, entre momentos de convívio e boa disposição.


Com a colaboração dos pais e familiares dos alunos e ativa participação entusiasmante do corpo docente, com destaque sobretudo para a professora que consegue realizar essa mostra nacional, além da natural aprovação e apoio da direção do mesmo colégio, foi então um autêntico sucesso às portas de Lisboa essa Expo Escolar. Em cujo ambiente esteve à vista das pessoas que ali acorreram um bom conjunto de bens identificativos do Douro Litoral. Em mesa própria contendo, entre alguns pratos e sobremesas, e além das populares Francesinhas portuenses e das Tripas à Moda do Porto, também Cavacas e Pão de Ló de Margaride-Felgueiras.


Na ideia marcante de que, como traduz um rifão popular, cada terra tem seu uso e cada roca seu fuso, significando que todas as terras têm suas tradições muito próprias, mais algumas assimiladas da região envolvente, foi ali bem demonstrada a diversidade que compõe o todo nacional, no conjunto das diversas regiões portuguesas. E como também diz um outro ditado popular que pela boca se chega melhor ao coração, ali os olhos viram e o coração sentiu tudo o que chegou ao aparelho digestivo, por via da cultura genuína do país.


Disso, em suma e como ilustração, testemunham algumas imagens ali captadas – como não podia deixar de ser, com o autor destas linhas ali de alma e coração entre a assistência presente (em momento como esse do percurso da formação do meu neto mais velho) …!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário