Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Notícia duma festa de outros tempos… em Rande


Já vem de longe a máxima afirmativa que ler jornais é saber mais. Quão, com efeito, se pode ficar ainda a saber algo mais de coisas caídas no esquecimento, quais antigas existências desaparecidas e hoje desconhecidas das gerações atuais.

Assim, entre exemplos vários, em pesquisas por jornais de outras épocas, depara-se por exemplo uma curiosidade relacionada com o tempo de Advento em eras passadas, já também de Natal à vista, noticiando uma festa que pelos idos anos finais da década de trinta ainda se celebrava na igreja paroquial de Rande.

Ora, por notícia publicada na edição do jornal Notícias de Felgueiras de 26 de Dezembro de 1939, fica-se a saber que no dia 10 de Dezembro desse ano (portanto dois dias após o Dia Santo de 8 de Dezembro, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, que antigamente era dedicado a assinalar o Dia das Mães), de seguida teve então lugar uma festa em honra do Sagrado Coração de Jesus, plena de brilho religioso e importância comunitária, conforme o respetivo articulista à época descrevia.

Recorde-se que em 1939 era pároco de S. Tiago de Rande o Padre Alberto (muito lembrado durante largos anos adiante pela geração de nossos pais), como era popularmente conhecido o Padre Alberto Brito, de nome completo Alberto do Nascimento Costa Brito. Padre Alberto que esteve na paróquia de Rande em grande parte da década dos anos trintas, do século XX, e mais tarde foi destacado elemento do clero da cidade do Porto, tendo pertencido a grupos de sacerdotes que apoiaram D. António Ferreira Gomes durante a sua ausência forçada da diocese (pelo seu exílio no estrangeiro, ditado por Salazar, por motivos da política do Estado Novo). Ligação essa que teve ligação à visita que o Padre João de Rande, entre finais dos anos cinquentas e na década dos anos sessentas, também fez ao exilado Bispo do Porto, indo em comitiva de padres da diocese portucalense que se deslocavam a Espanha confortar o seu Bispo.

Situando agora a ocorrência de 1939 e porque melhor que mais palavras será deitar os olhos pela referida notícia, anexa-se imagem da mesma, tal qual ficou impressa a pequena crónica do colaborador de imprensa concelhia que enviava “Notícias da Longra” como correspondente assinalado por S.

Atente-se então nessa curiosidade, que agora aqui se recorda, através de recorte dessa mesma notícia (dividida em dois recortes, para melhor leitura).


 Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário